Têm sido umas semanas intensas! No entanto, temos a certeza de que não estávamos bêbades nem a sonhar quando vimos o Centro Social Cultural de Santa Engrácia:
(1) nascer no dia 25 de Abril e desabrochar nos dias a seguir, fruto do desejo e da necessidade de muitas e diversas pessoas, e, sobretudo, d*s vizinh*s do bairro que ajudaram, participaram, e encheram a “casa libertada” (e os corações de muites) com lindas palavras de luta e de amor
(2) a ser despejado, no dia 2 de Maio, quando a Fundação D. Pedro IV, que tinha deixado o prédio vazio durante 15 anos, se lembrou de repente que queria construir ali um um belo condomínio de luxo, que tanto faz falta nesta cidade.
Àqueles que ordenaram o despejo e àqueles que “só estamos a cumprir as ordens” é fácil responder:
O que nasce de uma necessidade e de uma vontade colectiva continuará a brotar – ali ou noutro lugar – da forma e nos tempos que lhe apetecer. Este sonho é realidade, e não acabou!
Como também se lê aqui, enquanto Sirigaita, estavámos e estaremos lá, ao lado dos que querem uma cidade mais justa.
“Desde que lançámos a nossa campanha de resistência ‘Não se despeja um desejo‘ tentámos sempre explicitar quais eram os nossos desejos, e entre eles havia e continua a haver a vontade de “que mil Sirigaitas floresçam“, porque não precisamos só de resistir na e pela Sirigaita mas precisamos também de muitos mais espaços coletivos, de mais espaços sociais. (…) Queremos expressar a nossa solidariedade para com as pessoas que sofreram o despejo do Centro Social e Cultural e para com todo o bairro de Santa Engrácia”.
Convidamos todes a assinar esta petição e a seguir na luta, juntes – coletividades e vizinhança – “com a determinação daqueles que sabem e sentem que estão a construir algo importante, que não terminará hoje”.
SOMOS A VIZINHANÇA
SOMOS A RESISTÊNCIA
SOMOS O CENTRO SOCIAL CULTURAL DE SANTA ENGRÁCIA!
*PS: vídeo das extraterrestres Left Hand Rotation 🩷
No entanto, por aquí seguimos com as nossas atividades e quinta-feira, dia 9 de Maio, temos um jantarinho para e com todes aqueles que fazem a Sirigaita acontecer – ajudando no bar nos dias de abertura. O Jantarinho pá turnistas! é um evento a portas fechadas. Sim, é um privê (tié!), a não ser que queiras juntar-te a esta turma de bartenders maravilha! Nesse caso, escreve-nos à sirigaitalisboa@gmail.com »» iremos enviar-te a código para juntar-te à festa menos exclusiva da cidade!
SEX | 10 MAI | 19h30 – 23h | BENEFIT DISGRACA + MAR710 & NHARO (live + dj)!
// Contribuição livre // há jantar disgraçade! 3* prato veg
Ao que parece, o coletivo da Disgraça vai comprar o espaço!
Dia 10 (Pois é! Era suposto ser dia 3 mas foi adiado para ir todes apoiar o Centro Social Cultural de Santa Engrácia) recebemos (esta vez, de verdade) o coletivo mais disgraçade de Lixoboa para conversarmos sobre esta ideia maluca.
A seguir há uma planta híbrida fruto duma @enxertia__ a crescer no deserto urbano lisboeta, que tem raízes no encontro entre máquinas analógicas e softwares e germina numa dança hipnótica e tribal. Há live set de @nharo_live e @mar777zzz10o0o e dj set por este último, tudo acompanhado por visuals e projeções de @define.projection. É só aparecer e mergulhar!
Juntas resistimos ✊🏽!
—> QUI | 16 MAI | 19h30 – 23h| Evento de/com Climáximo
—> SEX | 17 MAI | 19h30 – 23h| MdM + Rosario Wurlitzer DJ
»» todos os dias, segue e apoia a luta da Cozinha Migrante dos Anjos e do Centro Social Cultural de Santa Engrácia!
»» 11 MAI »» 𝗢 𝘀𝗶𝗻𝗱𝗶𝗰𝗮𝗹𝗶𝘀𝗺𝗼 𝗻𝗮 𝗿𝗲𝘃𝗼𝗹𝘂𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗔𝗯𝗿𝗶𝗹 𝗲 𝗼 𝘀𝗶𝗻𝗱𝗶𝗰𝗮𝗹𝗶𝘀𝗺𝗼 𝗵𝗼𝗷𝗲, Conversa com Carlos Pratas e Carlos Macedo /// na Casa da Achada » 15.30h
DESPEJADOS PARA NADA | EXPOSIÇÃO COLECTIVA
Para ver na Sirigaita em todos os seus horários de abertura
com obras de: Bruno Borges, Bruno Caracol, Catarina Leal, Emma com dois emmes, José Smith Vargas, Os Ingovernáveis, Rita Comedida, Salomé, Xavier Almeida e da própria Sirigaita (esta última feita a 22 mãos na Oficina Fritta)
Escreveram sobre nós, a nossa campanha anti-despejo e sobre a visita guiada que fizemos com esta exposição:
—> Buala
—> Público
—> A Mensagem de Lisboa
Os cartões de sóci* são válidos para todo o 2024 / 3* euricos. Ajuda-nos a não ser chat*s à porta e explica às tuas amig*s que é um cartão de auto-defesa em múltiplos sentidos e que sim, vamos pedi-lo à entrada. Este ano o look é anti-despejo, dá bem com tudo!
Mais info sobre todas as portas abertas » Aqui, no nosso Site!