Há menos de um mês, no Dia Europeu de Ação pela Habitação 2024, ocupámos o
Largo do Intendente com o grito: “somos a vizinhança, somos a resistência, somos a Sirigaita”. Desde que lançámos a nossa campanha de resistência ‘Não se despeja um desejo’, há vários meses, tentámos sempre explicitar quais eram os nossos desejos, e entre eles havia e continua a haver a vontade de “que mil Sirigaitas floresçam”, porque não precisamos só de resistir na e pela Sirigaita mas precisamos também de muitos mais espaços coletivos, de mais espaços sociais.
Foi precisamente por isso que, na semana passada, não hesitámos em dar o nosso apoio e misturámo-nos com uma nova e esplêndida coletividade (verdadeiro ecossistema de todo o tipo de coletivos…) que espontaneamente se formou com a intenção de abrir um novo centro social cultural, ocupando uma velha escola (referência ao facto do edifício ser de uma fundação?) abandonada há mais de quinze anos no bairro de Santa Engrácia. De 25 de abril a 2 de maio, respirámos e conspirámos com uma multidão de pessoas, aprendemos juntxs e aprofundámos o sentido da autogestão.
Queremos agradecer aos companheirxs que lançaram esta iniciativa, que envolveu centenas de pessoas do bairro de Santa Engrácia e dos bairros vizinhos. Agradecer-lhes por terem mostrado como ainda é importante cultivar a vizinhança, abrir espaços que se transformam em lugares abertos, onde as relações não são influenciadas pelo lucro, pela competição ou pela exploração, mas sim pela solidariedade, pelo cuidado e pela confiança na força do coletivo. Gostaríamos de agradecer aos vizinhos e vizinhas do bairro que, às dezenas, demonstraram a absoluta necessidade e importância de lugares como as coletividades na nossa cidade onde a especulação imobiliária está comer as nossas casas e os nossos espaços de sociabilização.
Toda a força que esta experiência adquiriu viu-se na solidariedade que se derramou no bairro hoje, quando o despejo infelizmente ocorreu. Em vez de sentir pena de si próprio, o bairro uniu-se com a determinação daquelxs que sabem e sentem que estão a construir algo importante, que não terminará hoje.
Enquanto Sirigaita, queremos expressar a nossa solidariedade para com as pessoas que sofreram o despejo do Centro Social e Cultural e para com todo o bairro de Santa Engrácia. A luta continua e precisa de todxs nós, juntxs: coletividades e vizinhança.
Sirigaita – na luta com raiva e com prazer
//
Hoje, 3 de Maio, às 19.30h estaremos em frente à Junta de Freguesia de São Vicente de Fora enquanto decorre a Assembleia de JF a demonstrar a nossa solidariedade. A nossa urgência em ter um espaço comum, útil a tantxs, não morre no despejo. Queremos o novo Centro Social e Cultural de Santa Engrácia!