Depois de Abril, Maio. Como já devem saber, com a chegada da primavera e sob o impulso da Revolução (im)possível, floresceu a resistência e a solidariedade entre os que recusamos um emprego precário, uma casa impossível e um mundo em colapso.

Somos muitas e diversas: vimos de todas as partes. Sonhamos um mundo onde caibam muitos mundos. Onde o povo é quem mais ordena!

Como no mais belo bouquet de flores, os cravos juntaram-se às Boninas (ou Bellis perennis) – plantas perenes, apreciadas pela resistência e capacidade de florescer durante grande parte do ano.

Tantas boninas (re)bellis foram vistas desabrochar:

»» 🌼 na Rua Bartolomeu da Costa nº 2, onde um antigo asilo abandonado há 15 anos foi okupado por dezenas de pessoas e vários coletivos precisamente no 50º aniversário de uma revolução que propunha as ocupações como forma essencial de resistência. Viva a abertura do Centro Social Cultural de Santa Engrácia, e viva o PROC – Processo Revolucionário de Okupação em Curso!

»» 🌼 na Cozinha Migrante dos Anjos, que já cozinhou mais de 800 refeições solidárias e que já tem uma página online onde podes espiar o que se passa não só na cozinha, mas na luta alargada dos Anjos para conseguirem a regularização dos imigrantes e condições dignas para todes!

»» 🌼 do outro lado do oceano (onde a Sirigaita tem um enviada muito especial 🩷) e onde milhares de estudantes okuparam as universidades para condenar a responsabilidade dos EUA na guerra do Médio Oriente e gritar “Free Palestine!”

»» 🌼 na nossa casa colektiva da Rua dos Anjos nº 12, que resiste ao despejo, e segue pá frente enquanto organiza com outras Colectividades Em Luta mais um (?!) evento imperdível sobre o qual vos falaremos em breve!

Junta-te! Escolhe a tua bonina (re)bellis urbana preferida e vem regá-la connosco e com todes os colectivos aliades!

Somos um mashup de raiva e de prazer que cria uma mesma narrativa, um território de possibilidades, um campo de alternativas.

Foi da vontade de todes que estas flores (re)bellis nasceram. É responsabilidade de todes fazer com que elas sejam perennis, e…

… le gentiiii che passerannooooo, ci diranno “O CHE BEL FIOR 🌼!”

 

 

SEX | 3 MAI | 19h30 – 23h | BENEFIT DISGRACA 🌼!

Contribuição livre // há jantar! 3* prato veg

Ao que parece, o coletivo da Disgraça vai comprar o espaço!
Dia 3 recebemos o coletivo mais disgraçade de Lixoboa para conversarmos sobre esta ideia maluca.

Para além da conversa vai haver paparoca vegana e dancetaria ao som da Kara Konchar e da Gabriela Soundsystem.

Juntas resistimos 🌼✊🏽!

—> SEX | 10 MAI | 19h30 – 23h| Mar710 & Nharo!

»» todos os dias, vem criar o Centro Social Cultural de Santa Engrácia!

»» 1 MAI »» Marcha Dia Internacional das Pessoas Trabalhadoras, na luta com as Manas e a PUSP!

»» 4 MAI » Visita-passeada à exposição “O 25 de Abril ao ar livre” » com a Casa da Achada » 15.30h

»» 4 MAI » Marcha pela Cannabis, » M. Pombal » 15.30h

»» 4 MAI »» Cabaré do Zirkus Mond Lisboa! » Senhor Roubado » 18h

DESPEJADOS PARA NADA | EXPOSIÇÃO COLECTIVA
Para ver na Sirigaita em todos os seus horários de abertura

com obras de: Bruno Borges, Bruno Caracol, Catarina Leal, Emma com dois emmes, José Smith Vargas, Os Ingovernáveis, Rita Comedida, Salomé, Xavier Almeida e da própria Sirigaita (esta última feita a 22 mãos na Oficina Fritta)

Escreveram sobre nós, a nossa campanha anti-despejo e sobre a visita guiada que fizemos com esta exposição:
—> Buala
—> Público
—> A Mensagem de Lisboa

Os novos cartões de sóci* são válidos para todo o 2024 / 3* euricos. Ajuda-nos a não ser chat*s à porta e explica às tuas amig*s que é um cartão de auto-defesa em múltiplos sentidos e que sim, vamos pedi-lo à entrada. Este ano o look é anti-despejo, dá bem com tudo!

Mais info sobre todas as portas abertas » Aqui, no nosso Site!

A Sirigaita é um espaço auto-gerido, militante e aberto para e por pessoas associadas. Promove manifestações culturais sem olhar ao lucro, alberga e possibilita a acção de diversos colectivos e grupos. Queres-te juntar à festa?
Escreve-nos: sirigaitalisboa@gmail.com