Como sabem, a Sirigaita não é a única em risco de despejo. No bairro dos Anjos, o povo ultimamente pergunta-se: “então, mas é possível despejar pessoas que nem uma casa tem? A questão é retórica ou, no limite, filosófica.

 

Na realidade, são mais de 100 as pessoas em situação de sem-abrigo à volta da Igreja dos Anjos e atualmente em risco de despejo. Como podem ler neste comunicado da Stop DespejosSão pessoas de diferentes procedências, e com situações ligeiramente distintas: há pessoas de Timor, com papéis regularizados e trabalho, e pessoas de outros países de fora da CPLP (Senegal, Gâmbia) a quem foi negado o  requerimento de asilo”.
São pessoas que sobreviveram a uma viagem infernal, como também explicará a equipa da Mediterrânea Saving Humans, presente na quinta feira, dia 18, na Sirigaita.

Depois da viagem, o inferno continua e estas pessoas agora sofrem fome, sede e várias injustiças mesmo aqui, na nossa cidade. No bairro, alguém jura ter visto alguém entrar na Igreja e perguntar ao Senhor padre e a todas as instituições lá presentes: “Não são estes também anjos de deus? Não são estes também anjos dos Anjos?

Outra pessoa, lembrando os 33,979 milhões de euros investidos em 2023 pela Câmara Municipal de Lisboa na organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) perguntou “Não são estes também jovens peregrinos?

Outra jovem, lembrando os milhares de mortos no mar Mediterrâneo (ou mare nostrum) perguntou: “como é que o mar é sempre nosso, e o sangue é sempre deles?”

As perguntas são muitas, mas as respostas tardam a chegar e o tempo de acção já começou. Para ajudar, podes:
» apoiar os piquetes organizados na Igreja dos Anjos ao longo do dia.
» trazer comida, roupa, água, os teus conhecimentos legais, a tua força, nas inúmeras formas de solidariedade que consigas imaginar.
» fazer um donativo para a conta PT50 0035 0413 0004 5049 730 79, com o descritivo “Apoio imigrantes anjos”.
» juntar-te à manifestação do dia 19, 17h, no Largo do Intendente.
» divulgar os comunicados dos coletivos envolvidos (lista aqui)

A onda de solidariedade está a subir! Bora lá anjos nos Anjos, piratas, e pecadores de todo o mundo: uni-vos! O mar é de todes, e a cidade também! Casa e documentos para todes! Nenhum ser humano é ilegal!

QUI | 18 ABR | 19.30h! – 23h | Benefit Mediterrânea 🛟⛴️

Contribuição livre // há jantar veg. solidario 3* (ou mais, se quiser)

Mediterranea nasceu em 2018 da indignação com os milhares de mortes no Mediterrâneo e com a política de portos fechados. Nesta noite vamos falar em direto com a equipa da MARE JONIO, que está na sua missão #16 “là dove bisogna stare” ou seja a salvar pessoas, enquanto a Mediterrânea Saving Humans apresenta o seu trabalho e explica como todes nós podemos suportar as missões lá, no Mare nostrum.


SEX | 19 ABR | 19:30h – 23h | 2ª Edição Focaccia e Tzatziki, Tarantella ao vivo e flash tattoos.

há jantar (Focaccia & Tzatziki, claaaro) » 3*

Noite ítalo-grega com atuação ao vivo de Tarantella de Puglia (from Bari with love) e um tatuador (o Riccardeeeno !) para flash tattoos no local. Das margens do Mediterrâneo ao oceano, queremos ver-vos rabiscades e dançantes! Vem comer e dançar de boca cheia, enquanto tatuas no braço esquerdo ou na pernoca as tuas frases favoritas em latim ou em grego. Porque 1) verba volant, 2) scripta manent, & 3) páthei máthos, querides!

—> SEX | 26 ABR | 19h30 – 23h| DJ La Jaguara + manifiesta

—> SAB | 27 ABR | 16h – 18h | Lançamento livro “50 anos de Abril”

»» todos os dias até a vitória »» Piquetes à volta da Igreja dos Anjos em solidariedade com as pessoas imigrantes

»» 19 ABR » Manifestação! Atestado de Residência para Migrantes Já! » Largo do Intendente, 17h

»» 22-24 de ABR » Assembleias de Abril com Climaximo

DESPEJADOS PARA NADA | EXPOSIÇÃO COLECTIVA
Para ver na Sirigaita em todos os seus horários de abertura

com obras de: Bruno Borges, Bruno Caracol, Catarina Leal, Emma com dois emmes, José Smith Vargas, Os Ingovernáveis, Rita Comedida, Salomé, Xavier Almeida e da própria Sirigaita (esta última feita a 22 mãos na Oficina Fritta)

Escreveram sobre nós, a nossa campanha anti-despejo e sobre a visita guiada que fizemos com esta exposição:
—> Buala
—> Público
—> A Mensagem de Lisboa

Os novos cartões de sóci* são válidos para todo o 2024 / 3* euricos. Ajuda-nos a não ser chat*s à porta e explica às tuas amig*s que é um cartão de auto-defesa em múltiplos sentidos e que sim, vamos pedi-lo à entrada. Este ano o look é anti-despejo, dá bem com tudo!

Mais info sobre todas as portas abertas » Aqui, no nosso Site!

A Sirigaita é um espaço auto-gerido, militante e aberto para e por pessoas associadas. Promove manifestações culturais sem olhar ao lucro, alberga e possibilita a acção de diversos colectivos e grupos. Queres-te juntar à festa?
Escreve-nos: sirigaitalisboa@gmail.com