Há frases que voltam. “Ou se identifica ou é privada da liberdade” assim falaram dois polícias, em Faro, ao tentar impedir uma companheira de participar na marcha pelos direitos das mulheres no passado 8M. Que potencial crime estava em risco de cometer esta mulher? Estava com o seu bebé, num dia de chuva, e por isso a polícia alegou que a mãe estava a pôr em risco a criança, como podem ver e ouvir neste vídeo. Pois é, já nos disseram como devemos vestir-nos, como devemos comportar-nos, mas ainda não sabíamos que somos feitas de maçapão e derretemos com água 🫠, juntes com *s noss*s filh*s. É uma informação que deve ter só a PSP. Foi com base nesta teoria, e noutros disparates, que a polícia chegou a ameaçar a mãe de reportar a situação à CPCJ, como, de facto, fez nos dias a seguir. Há então algumas questões que urgem colocar à atuação da Polícia neste dia. Mas sobretudo, este acontecimento deixa-nos com ainda mais vontade de sair à rua, com *s noss*s filh*s e aquel*s das nossas companheiras. Por aqui, chamamos-lhes “os rebentos do movimento” e são sempre mais! Em solidariedade com a companheira de Faro, o nosso álbum de família encher-se-á de mais momentos de luta com *s noss*s belos rebentos, faça chuva ou faça sol. São as nossas mães e as nossas amigas que nos cuidam e protegem, não a polícia. Detidas, retidas, mas nunca derretidas!


! Desejo que a Siri resista sempre !
Resistir a um despejo não significa apenas não entregar as chaves, significa defender as próprias razões com unhas e dentes; significa não cair na chantagem daqueles que nos querem amedrontad*s, resignad*s e silencios*s. Não é fácil? Pois, não. Mas juntas, queremos combater o medo, lutar contra o vazio, e construir a cidade que queremos. É por isso que, sob o convite e a acção da Stop Despejos e da Habita, participaremos nos Housing Action Days 2024, uma semana – de 27 de março até 7 de abril – de lutas pelo direito à habitação e à cidade a acontecer em simultâneo por toda a Europa. Juntes com toda a malta quem tem larica de r-e-v-o-l-t-a 🩷 iremos gritar que Somos a vizinhança, somos a resistência, somos a Sirigaita! e estamos a cozinhar uma série de eventos sumarentos, dentro e fora das paredes sirigaitenses. Preparem os garfos e vistam o babete a*s voss*s filhotes: o cardápio vai ser gostoso!
»» Tás com muita fome/fomo e não consegues ficar de braços cruzados até lá?! Todes podemos propor coisas para acrescentar ao menu da semana: eventos, ideias, artes, dj-sets, workshops, etc. etc. Vizinh* partecipa!
»» Também podes ir-te aquecendo com este episódio do podcast Vozes, em que uma voz querida de 35 anos fala – na primeira pessoa – sobre a situação da Sirigaita e as lutas que andam por aí.


»»» Para crianças crescidas e sem babete, estão prontinhas as t-shirts com “raiva e com prazer”, serigrafadas pela Oficina Fritta numa verdadeira maratona de solidariedade. Há quem diga que as Frittas passaram dias e noites concentradíssimas entre emulsões rebeldes, cores loucas, e os pedidos/nomes de tod*s. Se tinham expressões faciais mais de raiva ou de prazer? Não iremos dizer. O importante é que vens buscar a tua t-shirt pimpada na Sirigaita » Quinta e Sexta feira, 19h-23h. Também há umas quantas ainda à solta (sem nome): quem as quer, tem só de aparecer e gritar: “compra-zeeeeeeer!”



QUI | 21 MAR | 19.30h – 23h | Zarabatana | concerto
// há jantar veg. 3*
// contribuição 3*
Zarabatana
Nasci em 2013 ou 2012, nem me lembro bem. Antigamente eu era o Bernardo Álvares (contrabaixo), o Carlos Godinho (percussão) e o Yaw Tembe (trompete), mas agora também sou o Norberto Lobo (guitarra). Eles também usam pífaros e chocalhos, e fazem barulhos com a boca. A música que eles me fazem, ou que eu sou, não sei bem como dizer, é como o Heráclito falar que não se pode cruzar o mesmo rio duas vezes. Eles não me tocam a mesma canção duas vezes.
E como o Heráclito também disse (?): “Panta rei, ok. Fluir, muito bonito. Mas resistir à corrente também é preciso”. Por isso é que, em solidariedade com a luta anti-despejo da Sirigaita, a Zarabatana irá reverter as contribuições desta noite para a nossa Caixa de Resistência 🩷


SEX | 22 MAR | 18h – 23h | Bunna (Dj-Set, Itália)
// há jantar veg. 3*
// contribuição 3*
Há 40 anos que Bunna e Madaski estão na linha da frente dos Africa Unite, projecto que propõe reggae, dub, e eletrónica com a sabedoria de quem sabe e a vontade de quem gosta. Depois de pisar os palcos de toda a península italiana, e de tocar nos mais importantes festivais europeus, o Bunna vem aquecer la giá caldissima pista de dança da Sirigaita, per il piacere de tod*s *s noss*s soci*s italianin*s e não só. Como diriam *s companheir*s italian*s: Che vuoi di piú per uscire di casa? Vieni e fai venire** !❤️🔥!


Sab | 23 MAR | 18h – 22h | Lançamento do livro “A caravana pelo direito à habitação: da mobilização à construção de um movimento”
// há jantar veg. 3* / benefit para a Associação Torre Amiga
Construir um movimento social capaz de juntar as lutas contra a exclusão (racializada) que carateriza os subúrbios de Lisboa e a crise da habitação foi um dos objetivos que animaram a Caravana pelo Direito à Habitação, uma mobilização que percorreu Portugal durante o mês de setembro de 2017. O livro, conta a experiência da Caravana através uma pluralidade de vozes (autor*s + morador*s), incluindo esta mobilização no contexto da trajetória histórica da politização da habitação em Portugal. Apresentado por P. Pereira (Instituto Politécnico de Leiria) e C. Carbone (ICS-ULisboa), com a participação d*s morador*s e d*s autor*s (S. Tulumello, J. Kühne, S. Frangella, R. Silva e R. Falanga), que irão tomar o (des)controlo da Sirigaita, movendo-se agilmente entre livros, microfones, panelas e copos.

—> QUI | 28 MAR | 19h30 – 23h | Pre-lançamento dos Housing Action Days + conversa e filme com a Stop Despejos
—> SEX | 28 MAR | 18h-23h | Lançamento dos Housing Action Days + evento da Campanha não se despeja um desejo!
—> DOM | 7 APR | Mega-evento final Housing Action Days – com Stop Despejos, Habita e todes os colectivos da Sirigaita.

Dia 21 de Março na rua!
»» Queremos mais Abril aqui »»14,30h,Rossio
»» Vamos criminalizar o racismo »» 18h, Largo José Saramago


DESPEJADOS PARA NADA | EXPOSIÇÃO COLECTIVA
Para ver na Sirigaita em todos os seus horários de abertura
com obras de: Bruno Borges, Bruno Caracol, Catarina Leal, Emma com dois emmes, José Smith Vargas, Os Ingovernáveis, Rita Comedida, Salomé, Xavier Almeida e da própria Sirigaita (esta última feita a 22 mãos na Oficina Fritta)
Escreveram sobre nós, a nossa campanha anti-despejo e sobre a visita guiada que fizemos com esta exposição:
—> Buala
—> Público
—> A Mensagem de Lisboa


Os novos cartões de sóci* são válidos para todo o 2024 / 3* euricos. Ajuda-nos a não ser chat*s à porta e explica às tuas amig*s que é um cartão de auto-defesa em múltiplos sentidos e que sim, vamos pedi-lo à entrada. Este ano o look é anti-despejo, dá bem com tudo!


O Círculo de Apoio Mútuo Entre Migrantes, inclui aulas de português para migrantes e como está a bombar já tem 2 turmas (17:30h-18:30h básico/18:45-19:45 preintermediarios- todas as quartas feiras). Não é preciso inscrição, basta aparecer! Spread the word!



A Sirigaita é um espaço auto-gerido, militante e aberto para e por pessoas associadas. Promove manifestações culturais sem olhar ao lucro, alberga e possibilita a acção de diversos colectivos e grupos. Queres-te juntar à festa?
Escreve-nos: sirigaitalisboa@gmail.com

