No dia 8 de Março participámos na greve feminista com as Manas e no dia 11 de Março recebemos cartas de amor d*s noss*s socies, como esta da Graça:

“Obrigada sirigaitas por darem voz às minorias , por combaterem com ganas, unhas e dentes o patriarcado, por enfrentarem de frente sem medos os donos disto tudo e os seus cães de fila , por importunarem e não serem indiferentes , obedientes e bem comportadas . Abaixo a cartilha bolorenta e conservadora do Deus Pátria e Familia que nos querem de novo impingir. Vivam as Serigaitas”

Estas cartas representam a mais bela análise política do dia a seguir às eleições – quando Portugal descobriu que não estava imune ao vírus do racismo, da xenofobia e do fascismo (surprise?!?). Estes deputados vão sentar-se todos? Nós, continuamos de pé! Eles gostam de bancadas? Nós construiremos barricadas!

Tudo mudou – nada mudou. Os espaços colectivos, auto-geridos e militantes eram e serão os únicos poderes que nos representam. *s noss*s amig*s eram e serão as únicas forças que nos protegem. E *s noss*s corp*s livres? Ocupavam e okuparão espaço! Precisávamos e iremos precisar de espaços!

! Desejo que a Siri resista sempre !

O nosso site já está todo organizadinho para te manter sempre a par da Campanha não se despeja um desejo! e para saber como podes apoiar esta luta, através da Caixa de Resistência e em todas as formas que iremos, juntas, excogitar! Resistir a um despejo é como uma dança: vem bailar connosco ou envia-nos ideias para novos passos, estonteantes coreografias, ou possíveis espaços!

QUI | 14 MAR | 19.30h – 23h | INFESTA + Tribau
// há jantar veg. 3*
// contribuição livre pá músicos

Infesta (concerto)

Infesta é o projeto a solo de um músico com base na Suíça, o seu álbum de estreia ‘Passerella’ apareceu em janeiro de 2024 na Dee Dee’s Picks. Numa atitude bem inspirada no pós-punk, poderás ouvir um baixo elétrico tocado ao vivo e vozes italianas em cima de instrumentais que soam como faixas minimal wave dos anos 80, inspiradas por Suicide, Oppenheimer Analysis, CCCP, Kraftwerk e New Order.

Tribau (dj-set)

O nosso vizinho gosta muito da Siri e toca muito de eletrónica. Antes e depois do concerto. Vizinhos assim é muita delícia.

SEX | 14 MAR | 19.30h – 23h | FLOR GIRINO + MANIC JESUS
// há jantar veg. 3*
// contribuição pá músicos 3*

FLOR GIRINO (Concerto) @florgirino

Num anoitecer carregado pela chuva, uma rã prenha foi atingida por uma gota sedenta de amor. Junto com ela a gota levou uns pequenos 5 ovos e juntos caíram num canteiro perto de uma praia.A semente brotou rebento e seu botão abriu flor, a Flor Girino. Esses 5 ovos são hoje uma banda de 5 amigos, Cerutti (baixo), Mati (bateria),Toni (guitarra), João (teclado) e Lucas (guitarra e voz) que compõem fluídos instrumentais originais com letras em português.

MANIC JESUS (concerto) @manicjesus

Eram 4 mas agora são 5: Branco (voz), Costa & Gomes (guitarras), Lopes (baixo), Monteiro (bateria). Tinham influências mais grunge mas agora exploram um leque maior de sonoridades dentro do Punk, Hardcore, Thrash Metal, Post Hardcore e Nu Metal para abanar e abrandar o calor Sirigaitense.

—> QUI | 21 MAR | 19h30 – 23h | Zarabatana, concerto

—> SEX | 22 MAR | 18h-23h | Conversa com a Antiga Massana (Barcelona) + Bunna dj set (Itália)

—> SAB | 23 MAR | 18h-22h |Lançamento livro “A caravana pelo direito à habitação”

—> DOM | 7 APR | Mega-evento final Housing Action Days – mais infos em breve

DESPEJADOS PARA NADA | EXPOSIÇÃO COLECTIVA
Para ver na Sirigaita em todos os seus horários de abertura

com obras de: Bruno Borges, Bruno Caracol, Catarina Leal, Emma com dois emmes, José Smith Vargas, Os Ingovernáveis, Rita Comedida, Salomé, Xavier Almeida e da própria Sirigaita (esta última feita a 22 mãos na Oficina Fritta)

Escreveram sobre nós, a nossa campanha anti-despejo e sobre a visita guiada que fizemos com esta exposição:
—> Buala
—> Público
—> A Mensagem de Lisboa

Os novos cartões de sócix são válidos para todo o 2024 / 3* euricos. Ajuda-nos a não ser chatxs à porta e explica às tuas amigxs que é um cartão de auto-defesa em múltiplos sentidos e que sim, vamos pedi-lo à entrada. Este ano o look é anti-despejo, dá bem com tudo!

AAAAAtenção darling! »»» O Círculo de Apoio Mútuo Entre Migrantes, inclui aulas de português para migrantes e como está a bombar já tem 2 turmas (17:30h-18:30h básico/18:45-19:45 preintermediarios- todas as quartas feiras). Não é preciso inscrição, basta aparecer! Spread the word!

 

A Sirigaita é um espaço auto-gerido, militante e aberto para e por pessoas associadas. Promove manifestações culturais sem olhar ao lucro, alberga e possibilita a acção de diversos colectivos e grupos. Queres-te juntar à festa?
Escreve-nos: sirigaitalisboa@gmail.com