A qualquer momento o nosso senhorio ou a sua advogada podem passar pela Siri e pedir-nos a chave do 12 F da Rua dos Anjos.

Ele, dono de dezenas de propriedades em Lisboa (e 80 AL registados) diz que precisa do espaço de volta.

Nós, que acolhemos as reuniões da Habita, da Stop Despejos, da Rede de Apoio Mútuo entre Migrantes, das MANAS, do Colectivo Marxista, do Climáximo, do Movimento Referendo pela Habitação, os cabazes da Bela Rama, os ensaios de Mulheres que se muravam, os livros da Biblioteca Insurgente, e um milhar de outras coisas impossíveis de resumir, achamos que precisamos do espaço mais ainda.

Por isso, se ele cá vier, vai receber da nossa parte um grandioso e redondo

NÃO!

…que achamos que merece ser celebrado entre sócixs.

Vem cá pôr-te a par e fazer um brinde à Sirigaita!

SEX | 1 MAR | 18h30 – 23h | VulvART | conversas, mercado de artesanato e pista de dança

Sexta-feira a partir das 18h30 acolhemos o segundo evento de sempre do colectivo @vulvart.project. Uma noite dedicada à vulva!

19h: Começamos por abrir as nossas cabeças com a conversa guiada por @carmogepereira, investigadorie em sexualidade humana e educadorie comunitário, intitulada “CUNT – Renomeando a Cona”.

20h: Segue-se uma segunda conversa, guiada por @mo_so.mo e intitulada “Enconade com vocês”, para perder a vergonha e falar de forma interativa sobre o que faz de uma vulva uma vulva.

21h – 23h: Finalmente, vamos descontrair ao ritmo das nossas djs MiniMix, residente da Sirigaita, e @sergix_t do colectivo @velcro_lx, até ao encerramento, pelas 23h.

Tutta la sera:
—>
Mercadinho de artesanato local, com produtos naturais e cheirosos, ilustrações do VulvArt, fotos artísticas, vulvas bordadas…
—> Galeria fotográfica e galeria de arte dedicada às vulvas! (Se quiseres participar com a foto da tua vulva, vê o link na bio de @vulvart.project no Instagram)

E ainda: um delicioso jantar vulvástico vegan.

// Todos os fundos angariados revertem para a realização do próximo VulvArt big event!

SÁB | 2 MAR | 18h – 23h | NÃO ENTREGAMOS AS CHAVES
evento da campanha NÃO SE DESPEJA UM DESEJO

—> 18h: Gabriela Soundsystem
—> 19h – 21h: serigrafar “Na luta com raiva e com prazer” com a Oficina Fritta (traz a tua t-shirt de cores claras!)
—> 20h – 20h30: Esclarecimento às sócixs
—> 20h30: jantar benefit
—> 20h30 – 23h: DJ The Incomplete Committee

O senhorio do 12 F da Rua dos Anjos avisou que cá viria receber “as chaves do imóvel” por estes dias. Nós, associação sem fins lucrativos aberta 7 dias por semana com mil actividades, não temos para onde ir, por isso não vamos a lado nenhum. Vamos dizer NÃO.

No fundo, vamos pôr em prática o que o guia anti-despejos da Stop Despejos e da Habita! diz há pelo menos 3 anos: que o facto de um contrato terminar não é um despejo, que te podes recusar a sair até o senhorio ter uma ordem de um tribunal. É uma forma de ganhar tempo, claro, para encontrar uma solução que nos permita continuar.

Sábado, dia 2 de Março, dedicamos a noite a este acto de recusa de entregar chaves a quem não precisa delas. Será momento de esclarecer todas as sócixs sobre o que está a acontecer e que próximos passos prevemos; momento para nos activarmos na campanha NÃO SE DESPEJA UM DESEJO, com trocas de ideias, de dicas e de contactos para accionarmos se for preciso; momento de estampar tshirts e cartazes com novas serigrafias da campanha, cortesia das fritíssimas e solidaríssimas @oficinafritta; de deixar guito na caixa de resistência; de jantar; de dançar ao som de The Incomplete Committee e Gabriela Soundsystem e de celebrar este grandioso N̳Ã̳O̳!̳

Spoiler:
RAIVA = O sentimento que se instalou no nosso corpo ao saber que a representante do nosso senhorio – um mega-proprietário citado nos Panama Papers com 80 alojamentos locais registados em Lisboa – viria buscar as chaves da Sirigaita no fim de fevereiro. A Raiva de viver numa cidade oca, onde a especulação imobiliária avança criando morte e destruição à sua volta.

PRAZER = O sentimento que se instalou no nosso corpo ao gritar “Podem vir quando quiserem. Nós não entregamos a chave”. O prazer de saber que a Sirigaita é nossa, que somos muitas, que estamos juntas, e que aqui vamos ficar até termos uma alternativa adequada.

Agora, despejem isto!

Não podes vir, mas queres contribuir? Olha aqui!

Quer dizer, nunca estamos realmente, mas o bar dxs sócixs esta semana abre só sexta e sábado.

—> SEX | 7 MAR | 19h30 – 23h | SALA DE ESTAR – FEMINISMOS EM LUTA

—> SÁB | 8 MAR | 18h | Alameda | GREVE FEMINISTA INTERNACIONAL | DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES | vem com as Manas e a Siri!

DESPEJADOS PARA NADA | EXPOSIÇÃO COLECTIVA
Para ver na Sirigaita em todos os seus horários de abertura

com obras de: Bruno Borges, Bruno Caracol, Catarina Leal, Emma com dois emmes, José Smith Vargas, Os Ingovernáveis, Rita Comedida, Salomé, Xavier Almeida e da própria Sirigaita (esta última feita a 22 mãos na Oficina Fritta)

Escreveram sobre nós, a nossa campanha anti-despejo e sobre a visita guiada que fizemos com esta exposição:
—> Buala
—> Público
—> A Mensagem de Lisboa

Já estão aí os novos cartões de sócix, válidos para todo o 2024 por 3 euricos. Ajuda-nos a não ser chatxs à porta e explica às tuas amigxs que é um cartão de auto-defesa em múltiplos sentidos e que sim, vamos pedi-lo à entrada. Este ano o look é anti-despejo, dá bem com tudo!

A Sirigaita é um espaço auto-gerido, militante e aberto para e por pessoas associadas. Promove manifestações culturais sem olhar ao lucro, alberga e possibilita a acção de diversos colectivos e grupos. Queres-te juntar à festa?
Escreve-nos: sirigaitalisboa@gmail.com