Por aqui, aproxima-se o dia em que a representante do nosso senhorio – um mega-proprietário citado nos Panama Papers com 80 alojamentos locais registados em Lisboa – diz vir cá buscar as chaves da Sirigaita. Os nossos espíritos estão fortes e a única dúvida que temos é que música é que vamos estar a ouvir quando lhes dissermos “Não entregamos as chaves” (aceitam-se dicas).

É que não temos chaves nenhumas a entregar, não enquanto não tivermos uma solução alternativa adequada que nos permita manter tudo o que estamos a desenvolver aqui, que é tanto e que serve tanta gente.

Convidamos-te desde já a aparecer nos próximos dois momentos da nossa campanha anti-despejo NÃO SE DESPEJA UM DESEJO: amanhã, quinta-feira 22 de Fevereiro (detalhes já a seguir), e no sábado dia 2 de Março, numa noite que dedicaremos a este acto de recusa de entregar chaves a quem não precisa delas. Momento esse que tencionamos celebrar, pois claro.

Os liberais dizem-nos que o mercado assegura o uso mais racional e justo do espaço. Mas o caso da Sirigaita claramente refuta esta afirmação: o que é mais útil para a cidade, uma coletividade que acolhe um leque enorme de atividades cada mês, que potencia a cultura, o pensamento crítico e o ativismo, ao alcance de todos, ou um negócio de aluguer de segways para turistas, uma “tourist trap”, um hotel de luxo, ou um prédio devoluto?

Lê este belo artigo do Colectivo Marxista aqui.

QUI | 22 FEV | 20h – 23h | Projecção de documentário
NO ESTAMOS SOLOS + jantar benefit NÃO SE DESPEJA UM DESEJO
aceitam-se donativos para a campanha | há jantar! 3* prato veg

É já amanhã que temos mais um evento da campanha anti-despejo da Sirigaita, Não se despeja um desejo: uma noite organizada por dois dos vários colectivos que aqui têm casa e que estão por isso também em risco de despejo sem alternativa – a Stop Despejos e a Habita!. Vem jantar, deixar uns trocos na caixa de resistência e ver um filme inspirador sobre um movimento de base não tão distante da nossa realidade.

No estamos solos (2015, 78’), de Pere Joan Ventura, é um documentário que retrata a força, a criatividade e a imaginação dos movimentos sociais para denunciar a degradação da democracia. O filme mostra uma etapa de rebelião espontânea, de participação da sociedade civil, que marcou, sem dúvida, o futuro da vida política em Espanha e que hoje aparece com grande relevância num contexto de mobilizações em Portugal.

A sessão será apresentada por membros da Stop Despejos e por Lucía Andújar, produtora que trabalhou no filme.

SEX | 23 FEV | 19h30 – 23h | NOMADIKANTI | concerto
contribuição músicxs: 3* | há jantar! 3* prato vegano

Nomadikanti é um projeto de música tradicional do sul da Itália com um repertório rico em sonoridades mediterrâneas, tarantella, pizzica, tammurriata e antigas baladas populares, típicas da linguagem musical e cultural do mundo camponês.

Rituais pagãos ligados à natureza e canções de amor juntam-se em melodias evocativas que desde o mundo antigo foram transmitidas de geração em geração, até hoje.

Teresa Corrado – voz, organetto diatonico, percussão, lira calabrese.
Camilla Piccolo – voz, guitarra, percussão.
Ruben Leonardi – voz, percussão.
Bardi Quentin – bandolim

SÁB | 24 FEV | 20h – 23h
ANIMAR A MULTA DO CLIMÁXIMO | jantar + conversa

Este sábado, dia 24 de Fevereiro, vem à Sirigaita a partir das 20h para jantar e apoiar o Climáximo com as multas legais que estão a enfrentar. Este colectivo, cujos membros já foram acertadamente apelidados de “melancias” (verdes por fora, vermelhos por dentro) está a enfrentar várias multas pelas acções directas pacíficas que têm vindo a tomar para chamar a atenção para a necessidade de garantir respostas assertivas perante a crise climática planetária em que nos encontramos.

Depois do jantar solidário, fica para dois dedos de conversa com o “Dois à mesa e uma pergunta”, uma conversa mediada em que as pessoas são convidadas a sentar-se em pares para responder a perguntas como “Hoje ganhas o poder de mudar tudo no mundo: o que mudas?”, e vão mudando de mesa, sempre que mudamos de pergunta. Uma espécie de speed-dating, vá!

Até lá!

—> SEX | 1 MAR | 18h30 – 23h | VULVART.PROJECT | “Cunt – renomeando a cona”: conversa com Carmo Gê Pereira + “Enconade com vocês”: conversa com Mó + DJs MiniMix e Sergix_t + jantar

—> SÁB | 2 MAR | 19h30 – 23h | NÃO ENTREGÁMOS AS CHAVES | evento campanha NÃO SE DESPEJA UM DESEJO | Esclarecimento às sócixs + jantar benefit + serigrafar cartazes e tshirts + DJ The Incomplete Committee 

DESPEJADOS PARA NADA | EXPOSIÇÃO COLECTIVA
Para ver na Sirigaita em todos os seus horários de abertura

com obras de: Bruno Borges, Bruno Caracol, Catarina Leal, Emma com dois emmes, José Smith Vargas, Os Ingovernáveis, Rita Comedida, Salomé, Xavier Almeida e da própria Sirigaita (esta última feita a 22 mãos na Oficina Fritta)

Escreveram sobre nós, a nossa campanha anti-despejo e sobre a visita guiada que fizemos com esta exposição:
—> Buala
—> Público
—> A Mensagem de Lisboa

Já estão aí os novos cartões de sócix, válidos para todo o 2024 por 3 euricos. Ajuda-nos a não ser chatxs à porta e explica às tuas amigxs que é um cartão de auto-defesa em múltiplos sentidos e que sim, vamos pedi-lo à entrada. Este ano o look é anti-despejo, dá bem com tudo!

O Círculo de Apoio Mútuo Entre Migrantes, que acontece todas as quartas-feiras das 17h às 19h, passa de ora em diante a incluir uma hora de aulas de português para migrantes. Não é preciso inscrição, basta aparecer! Espalha a palavra!

Damos os parabéns à Livraria das Insurgentes, que cresceu e encontrou novo lar na Renovar a Mouraria! Boa sorte nesta nova etapa!

Aqui na Sirigaita continuas a poder encontrar todos os livros da BIBLIOTECA INSURGENTE – com portas abertas todas as terças-feiras das 16h às 19h.

Depois de terem sido entrevistadas no Largo do Intendente, as MANAS vão estar no estúdio da Rádio Movimento amanhã, dia 22 de fevereiro às 20h00, no programa SEX(t)O 5entido nº 10.

Os temas serão trabalho sexual, consumo de drogas e o próprio trabalho do Coletivo MANAS – Grupo de Apoio Mútuo. Para ouvir aqui.

A Sirigaita é um espaço auto-gerido, militante e aberto para e por pessoas associadas. Promove manifestações culturais sem olhar ao lucro, alberga e possibilita a acção de diversos colectivos e grupos. Queres-te juntar à festa?
Escreve-nos: sirigaitalisboa@gmail.com