Sábado, dia 9 de Dezembro, mais dia menos dia, faz cinco anos que chamámos ao 12F da Rua dos Anjos “Sirigaita”.

Num gesto abertamente desafiador desde o início, por cinco anos prolongámos esta luta e esta festa

que é ter um poiso no centro da cidade onde o lucro e xs turistas são desprezadxs em igual medida,

e usámos este espaço conquistado, libertado,

para conspirar pelo pão e pelas rosas

para escrevermos outras prosas.

Sábado, 9 de DEZEMBRO
PROGRAMA RÁPIDO

𝟏𝟕𝐡 ➡ colectivos Sirigaita viram DJs

𝟏𝟖𝐡𝟑𝟎 ➡ inauguração da exposição “Despejados para nada”

𝟏𝟗𝐡 ➡ Leilão de cartazes únicos feitos na Oficina Fritta
revertem para a caixa de resistência ºNão se despeja um desejoº

𝟐𝟎𝐡 ➡ manjar das deusas, cortesia de À MESA
tudo para o porquinho mealheiro anti-despejo <3

𝟐𝟏𝐡 – 𝐟𝐞𝐜𝐡𝐨 ➡ pista de dança suadona

Importante: este aniversário provavelmente não será daqueles que acaba com a força anti-motim à porta, tá? Vem cedo!

QUINTA E SEXTA ESTAREMOS FECHADXS EM LIMPEZAS, ARRUMAÇÕES E MONTAGENS PARA SÁBADO.

QUEM VIER À SIRI, PEGA NA VASSOURA!

PROGRAMA DE FESTAS DETALHADO

Mão cheia, punho erguido!
Este Sábado vem celebrar connosco
cinco anos de festa, de auto-gestão, de apoio mútuo, de experimentação artística, de encurtar distâncias, de solidariedade não-sectária, de luta alegre, de cuidado e de convívio entre quem é contrário ao deserto à sua volta. Cinco anos de espaço e tempo conquistados às lógicas regentes, que provam que é possível fazer-se muita coisa em conjunto, sem incentivo de lucro ou de prestígio, com raiva e com prazer.

Querem despejar-nos. Mas não se despeja um desejo.

Por isso resistimos aqui, na única casa que temos, e neste aniversário que passamos em modo “luta afiada”, tudo reverte para a caixa de resistência!


17h: COLECTIVOS SIRIGAITA VIRAM DJS

Colectivo Marxista

+ Habita b2b Stop Despejos

+ MANAS b2b Biblioteca das Insurgentes

Tudo pode acontecer!

18h30: INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO

Uma exposição para falar de lugares colectivos – associações, colectividades, casas okupadas, clubes desportivos – despejados, por vezes à força, por vezes com urgência… para nada.

Para homenagear os lugares encerrados pela gentrificação – onde dançámos, discutimos, estudámos, vivemos juntos – mas também para afirmar com veemência que as formas de vida que os animavam ainda estão aqui, vivas.

19h LEILÃO!

Lembram-se daqueles cartazes que vos convidámos a fazer connosco na Oficina Fritta, na Mise en Scéne da Resistência? Pois ficaram mais lindos do que podíamos ter imaginado, e vamos leiloá-los!

São 30 cartazes serigrafados e pintados e colados à mão por muitas mãos, para angariar fundos para essa batalha que se adivinha, contra um mega-senhorio com mais propriedades que pares de meias. Não há dois iguais! Quem dá mais?

20h JANTAR À MESA!

O colectivo À MESA! serve refeições-debate-convívio, feitas a muitas mãos “por quem vive o bairro e tem fome de contrariar ativamente o resultado dramático do aumento do custo de vida e da falência de um sistema desigual de distribuição de alimentos na cidade de Lisboa. Nesta mesa há comida melhor, local e acessível a todes.”

Menu: dahl de lentilhas + salada + sobremesa miminho

// Reverte inteiramente para a caixa de resistência da Sirigaita, portanto jantas aqui, já sabes! (Sim, há comida para todxs!)

21h – fecho: DJs DESEJO + UM CONVIDADO INTERNACIONAL EM ESTREIA MUNDIAL NUMA PISTA DE DANÇA LISBOETA

Com o frio que anda praí, já nem te lembras do que é suar. Pois é pra isso que cá estamos, para te reavivar a memória e aquecer por dentro. Com xs desejosxs DJs Desejo da casa, que a Sirigaita também serve para brincar.

E com cocktails Gabriela atómica à mistura!

TODO O DIA: RENOVAÇÕES DE CARTÃO DE SÓCIX À PORTA!

Já estão aí os novos cartões de sócix, válidos para todo o 2024. É oficialmente um cartão anti-despejo, dá bem com tudo! Também dá um excelente presente, assim, acompanhado de um belo cartaz, sei lá!

O Climáximo, que ontem abriu noticiários com a sua acção de bloqueio de jactos privados, não baixa braços e também este Sábado convoca-nos para uma manifestação de resistência climática, a partir das 14h, do Saldanha ao Marquês de Pombal, onde haverá uma assembleia popular para construir em conjunto as prioridades do movimento.

”Num mundo onde os “líderes” vão para cimeiras do clima de jato privado, enquanto milhares de pessoas morrem todos os anos dessas emissões, parar de aceitar a normalidade é a única resposta.”

Lê a convocatória aqui.

Aceitamos qualquer oportunidade para quebrar com a paz podre que não pode senão ser interpretada como o branqueamento do genocídio a que estamos a assistir em directo.

Manda a foto da tua bandeira à janela para @palestinaemportugal (no instagram – se não tiveres, manda para o nosso email que a gente reencaminha!)

E se gostas de cozinhar: responde a este email, que precisamos muito!
Tentamos sempre ter um jantarinho nas noites em que abrimos o bar dxs sócixs para alimentar quem está de turno, xs músicxs, e quem vem chillar. Os pratos são vegetarianos, têm um preço unitário de 3€ e esse dinheiro reverte para quem cozinha, para compensar os custos e tempo extra. E é uma bela ajuda, porque torna a soirée na Sirigaita mais confortável!

Por incrível que possa parecer, neste pequeno bunker de onde nos querem despejar continuamos a acolher mais colectivos e o calendário de actividades ficou agora maior. Olá, Mulheres que se muravam; olá, Movimento Referendo pela Habitação!

A Sirigaita é um espaço auto-gerido, militante e aberto para e por pessoas associadas. Promove manifestações culturais sem olhar ao lucro, alberga e possibilita a acção de diversos colectivos e grupos. Queres-te juntar à festa?
Escreve-nos: sirigaitalisboa@gmail.com