Entre quinta e sábado, se estiveres pela cidade suja, não precisas de inventar muito, que a Sirigaita tem tudo previsto:

Se, por outro lado, és daquelas pessoas que tem feriados (oi?) e também alergia ao betão armado, vai passear ao Barroso! Há caravana anti-mineração esta sexta, dia 1, partindo às 13h da JF de Morgade e chegando a Covas do Barroso às 15h30. O momento é de ouro! Lê mais sobre os conflitos da mineração no Mapa.

30 NOV | QUI | 20 – 22h | há jantar: 3* prato veg
THE SONIC FRONT (live set)
+ apresentação por DIRAR KALASH (em inglês)
3* contribuição sugerida ou o que puderes dar

PORTAS: 19H30 – 23H

The Sonic Front é uma série de peças sonoras electrónicas feitas a partir de gravações de campo da Palestina, trabalhadas e sintetizadas ao vivo de forma a intensificar e ecoar os confrontos quotidianos e os acontecimentos políticos na Palestina.

A primeira peça Sonic Front foi gravada durante os ataques de 2008-2009 a Gaza. Desde então, foram produzidas mais de 30 peças, a maioria das quais foram gravadas e transmitidas diariamente na Rádio AlHara da Palestina.

Esta quinta-feira contamos com a presença do seu autor, Dirar Kalash, de passagem por Lisboa, que, antes da performance, às 20h, discutirá a política do som numa perspetiva alargada, centrando-se sobretudo nas relações entre som, espaço, tempo e política.

cartaz do Brecht


SEX | 1 DEZ | GABRIELA SOUNDSYSTEM | contribuição livre
BENEFIT °não se despeja um desejo° //CAMPANHA DE RESISTÊNCIA DA SIRIGAITA | há jantar: 3* prato veg

Em Fevereiro de ’24 o nosso senhorio, um mega proprietário citado nos Panama Papers, quer pôr-nos na rua. Como não temos para onde ir, decidimos que não vamos simplesmente sair.

Entrámos em processo de resistência, para ganhar tempo, para chamar chamar atenção para uma luta que não é só pela Sirigaita, é pelos espaços colectivos não mediados pelo lucro que estão a ser expulsos das nossas cidades.

Prevemos ter alguns gastos extra com esta campanha e estamos a construir uma caixa de resistência.

Para ajudar, Gabriela Soundsystem dão-nos música esta sexta-feira e aliam a festa à luta, como gostamos.

Vamos ter cartazes °não se despeja um desejo°, serigrafados e personalizados à mão, à venda! (contribuição livre a partir de 8*).

2 DEZ | SÁB| 11h
ASSEMBLEIA DE RESISTÊNCIA E ACÇÃO DA HABITA E DA STOP DESPEJOS

Não somos casos isolados. Vamos criar organização e estratégias colectivas.

2 DEZ | SÁB | 18H – 23H | ANIMAR A MVLTA II
BENEFIT CLIMÁXIMO | CONVERSAS + CONCERTO + JANTAR

Este sábado, o Climáximo, no meio de tanta actividade, arranjou tempo para preparar um serão de mão-cheia que é uma oportunidade para nos aliarmos à sua causa. Entre reflexões, um belo jantar e um concerto, neste sábado somos todxs chamadxs a contribuir para colectivamente pagarmos as multas que enfrentam, recusando a pessoalização da luta por um planeta habitável.

✴Programa:
𝟏𝟖𝐡 – 𝐄𝐦 𝐞𝐬𝐭𝐚𝐝𝐨 𝐝𝐞 𝐠𝐮𝐞𝐫𝐫𝐚: 𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐟𝐚𝐳𝐞𝐫?
𝟐𝟎𝐡 – 𝐉𝐚𝐧𝐭𝐚𝐫 𝐛𝐞𝐧𝐞𝐟𝐢𝐭
𝟐𝟏𝐡 – 𝐂𝐨𝐧𝐜𝐞𝐫𝐭𝐨 𝐰𝐚𝐫𝐦-𝐮𝐩 𝐝𝐞 𝐁𝐞𝐫𝐧 𝐇𝐚𝐫𝐝
𝟐𝟐𝐡 – 𝐂𝐨𝐧𝐯𝐞𝐫𝐬𝐚 𝐚 𝟐 𝐞 𝟏 𝐩𝐞𝐫𝐠𝐮𝐧𝐭𝐚

SÁBADO 9 DEZ | 17H → QUINTO ANIVERSÁRIO DA SIRIGAITA!

CONTA PELO MENOS COM ISTO:
– inauguração de uma exposição colectiva sobre espaços despejados para nada ←
– colectivos Sirigaita que viram DJs por uma noite
– leilão de cartazes únicos feitos na Oficina Fritta→ caixa de resistência
– pista de dança suadona
– manjar das deusas, cortesia de À MESA, que oferecem o vil metal angariado também para o porquinho mealheiro anti-despejo <3

Numa pequena parede da Sirigaita há agora um grande gesto da sócia e artista Ana Salomé Paiva: sem que lhe pedíssemos nada, ela ofereceu-nos estas gravuras para ajudar a angariar fundos para a nossa caixa de resistência. <3 Estão portanto à venda, fofuras, é escolher!

E se gostas de cozinhar: responde a este email, que precisamos muito!
Tentamos sempre ter um jantarinho nas noites em que abrimos o bar dxs sócixs para alimentar quem está de turno, xs músicxs, e quem vem chillar. Os pratos são vegetarianos, têm um preço unitário de 3€ e esse dinheiro reverte para quem cozinha, para compensar os custos e tempo extra. E é uma bela ajuda, porque torna a soirée na Sirigaita mais confortável!

BOTA ESSA BANDEIRA À JANELA!

Por incrível que possa parecer, neste pequeno bunker de onde nos querem despejar continuamos a acolher mais colectivos e o calendário de actividades ficou agora maior. Olá, Mulheres que se muravam; olá, Movimento Referendo pela Habitação!

A Sirigaita é um espaço auto-gerido, militante e aberto para e por pessoas associadas. Promove manifestações culturais sem olhar ao lucro, alberga e possibilita a acção de diversos colectivos e grupos. Queres-te juntar à festa?
Escreve-nos: sirigaitalisboa@gmail.com