Ou será: adeus minas? Enquanto a telenovela da elite política mostra mais um “escândalo” que nos faz bocejar, o que realmente interessa axs habitantes deste planeta que até curtem viver é quase ignorado: então e as minas? Saudamos as associações e colectivos locais que rapidamente se uniram para trazer à tona o que nos importa nisto tudo: que o plano para dinamitar quase 1/4 do território do país seja definitivamente enterrado.

Toda a força para a luta popular anti-extractivista!

Mas esta semana abrimos sexta-feira, sábado e domingo, baby:

10 NOV | SEX | 19h30 – 23h | há jantar: 3* prato veg
ABELHA NEGRA (concerto) + UGLY CAT (dj set)
3* contribuição músicxs

Abelha Negra (GDB Família) é Tarik Lima, nascido na Guiné, criado no Senegal, adoptado pela Margem Sul, mais concretamente pela Cidade do Sol no Barreiro, onde é actualmente uma referência no hip hop urbano. Vem à Sirigaita com o seu rap de intervenção, que Abelha continua a trabalhar, sem vacilar.

Ouve-o a falar na primeira pessoa no programa da Antena 1 Cidade Invisível, e depois ouve este seu som de intervenção dos dias de hoje (com um videoclip feito na manif Vida Justa) ou este, ainda mais recente:

+ UGLY CAT (dj set) a abrir e a fechar:
Nascida e criada na margem sul, entusiasta de música sem barreiras, Catarina (@ugly_cat) é uma das caras do projecto Corrente (@corrente_arroios ) – e co-host do programa de rádio Spiritual Tarraxo na Rádio Paranóia (@radio_paranoia). Junta-se a nós para uma partilha diversa com uma narrativa focada em ritmos que a inspiram.

Promete!

11 NOV | SÁB | 19h – 23h | há jantar! | contribuição livre para as ocupas
BENEFIT OCUPAÇÕES E ACÇÕES DA GREVE CLIMÁTICA ESTUDANTIL

UM CONVÍVIO ANTES DA AÇÃO E PARA JUNTARMOS UNS TROCOS

🄿ⓡ🄾ⓖ🅁ⓐ🄼ⓐ::

S͢o͢b͢r͢e͢ ͢a͢ ͢o͢n͢d͢a͢ ͢d͢e͢ ͢a͢c͢ç͢õ͢e͢s͢
A partir de 13 Novembro, a Greve Climática Estudantil promete parar escolas e instituições na onda de ações estudantil pelo fim ao fóssil “Não há paz até ao último Inverno de gás”. As exigências são “as únicas realistas para evitar o inferno climático: fim ao fóssil até 2030 e eletricidade 100% renovável e acessível até 2025, garantindo que este é o último inverno de gás no país.”

Já há 11 escolas secundárias e faculdades com grupos aderentes a esta onda de acções. Sábado na Sirigaita será um bom momento para o pessoal se conhecer, se enturmar, e para alguém que esteja a pensar em juntar-se dar esse passo.

E, claro, para xs cotas e o resto da malta que quer apoiar a insurgência estudantil vir contribuir! Put your money where your mouth is, né.

12 NOV | DOM | 19h | LEITURA & ETC. DE TEXTOS DE SEAN BONNEY
Não há jantar nem se cobra nada à porta

Sean Bonney (1969) nasceu em Brighton, cresceu no norte de Inglaterra e viveu durante 17 anos em Londres, matéria de grande parte dos seus textos. Viveu em Berlim, onde investigava na Freie Universitat Berlin e onde morreu, no dia 13 de novembro de 2019, depois do que foi descrito como “um trágico acidente”.

Para além de panfletos, plaquetes e ensaios, publicou vários livros de poesia, entre os quais Blade Pitch Control Unit, Baudelaire in English, Document: poems, diagrams, manifestos, The commons, Letters Against the Firmament, Cancer: poems after Katerina Gogou, Our Death. Poesia, vá, preferimos até evitar essa designação porque, face à “dificuldade em pensar em poemas, nestas circunstâncias”, Bonney escreveu cartas, post-its, manteve o seu blogue, fez trinta por uma linha como quem tenta, empurra, assobia, ruge.

12 de novembro foi o último dia em que esteve vivo,

vamos ler o que sobrou, como se acendêssemos um fósforo.

Numa pequena parede da Sirigaita há agora um grande gesto da sócia e artista Ana Salomé Paiva: sem que lhe pedíssemos nada, ela ofereceu-nos estas gravuras para ajudar a angariar fundos para a nossa caixa de resistência. <3 Estão portanto à venda, fofuras, é escolher!

Foi linda a oficina de cartazes prá resistência da Sirigaita! Obrigada à Oficina Fritta e a toda a gente que lá foi no sábado passado. Os resultados lindíssimos da oficina serão leiloados na nossa festa de aniversário, dia 9 de Dezembro – podem já marcar na agenda!

Não conseguimos estar indiferentes à dupla violência que é, por um lado, ver a tentativa de limpeza étnica e o genocídio que estão a acontecer na Palestina, e por outro, o apagamento do que se passa pelos meios de comunicação social e pelos nossos governos. Não nos representam. Representemo-nos a nós próprixs, como o estão a fazer tantas gentes solidárias pelo planeta fora!

Queremos uma Palestina livre, livre de bombardeamentos assassinos, livre de tentativas de genocídio, livre de ocupação, livre de Apartheid, livre de colonialismo, livre de racismo. Por isso apelamos à insurreição global, única resposta decente.

Se tiveres whatsapp, podes aderir a este “grupo” com anúncios diários sobre acções/ manifs/ sessões relacionadas com a Palestina, não só em Lisboa, mas em muitas cidades. Todos os dias há oportunidades para conhecer outrxs e conspirar para interromper a paz social:

E se gostas de cozinhar: responde a este email, que precisamos muito!
Tentamos sempre ter um jantarinho nas noites em que abrimos o bar dxs sócixs para alimentar quem está de turno, xs músicxs, e quem vem chillar. Os pratos são vegetarianos, têm um preço unitário de 3€ e esse dinheiro reverte para quem cozinha, para compensar os custos e tempo extra. E é uma bela ajuda, porque torna a soirée na Sirigaita mais confortável!

 

A Sirigaita é um espaço auto-gerido, militante e aberto para e por pessoas associadas. Promove manifestações culturais sem olhar ao lucro, alberga e possibilita a acção de diversos colectivos e grupos. Queres-te juntar à festa?
Escreve-nos: sirigaitalisboa@gmail.com