Amanhã temos um sistema de som feito à mão na Sirigaita. Os Felt Sound System, de Londres, vêm cheios de construções daquelas que vibram e ainda de uma mão cheia de DJs para brincar com elas. Vai ser bonito, e cheio de gente e vibrações, podes vir cedinho à vontade!
Sexta-feira as Crude tomam conta da noite. Elas são três raparigas que usam vários objectos produtores de ruído e a palavra como arma de arremesso. Enchem a boca de Natália Correia, de Charles Bukowski e de versos de portas de casa de banho com a mesma pinta. Resgatam modinhas do cancioneiro tradicional, cantigas de escárnio e maldizer e encarnam o reggaeton.
Em ambas as ocasiões temos jantarinho a 3€ o prato, temos gente solidária ao balcão a servir copos e conspiração, e há espaço para a tua ajuda para fazer isto funcionar bem (vê como no fim desta missiva).
E sábado é Sabadão: começa logo às 11h com uma assembleia de resistência e acção organizada pela Habita e pela Stop Despejos, para unir toda a gente com problemas de habitação em estratégias colectivas (vem!) e às 16h há oficina de cartazes anti-despejo Sirigaita na Oficina Fritta. Olha aí:
2 NOV | QUI | 19h – 23h | há jantar: 3* prato veg
FELT SOUND SYSTEM ft COLADA | MIL DJS E UM SISTEMA DE SOM FEITO À MÃO | 3* contribuição músicxs
Felt Sound System é um colectivo criativo, actualmente em digressão com parte do seu sistema de som construído à mão. O seu som relecte o caldeirão londrino de onde vêm e as suas noites nunca são uma só coisa, mas envolvem sempre muita dança. Priveligiando sons africanos, caribenhos, sul-americanos e europeus, fluem de género em género, sem limites.
Colada é um colectivo de artistas, músicxs, DJs e produtorxs sediado em Lisboa que cria intervenções públicas, festas e colaborações multidisciplinares com uma perspetiva multicultural de criação artística e apoio mútuo.
Com a presença dos DJs Manifiesta e SomStellaR na noite!
cartaz do brecht
3 NOV | SEX | 19h30 – 23h | há jantar: 3* prato veg
CRUDE | 3* contribuição músicas
CRUDE É: três raparigas e alguns objetos que fazem barulho. Crude não é: música folk nem spoken word, mas tem coisas. Crude é: a Mariana, a Dulce e a Ana. Crude não é: o cão da tua vizinha (mas pode ser, se ele quiser vir). Crude é: auto-irónico e presunçoso. Crude não é: mau do fundo do coração. Somos rafeiras, mas verdadeiras.
USAMOS as palavras como armas de arremesso, o som para tornar tudo ainda mais insuportável. Abusamos da condição de mulher sem pudor para comer romãs como quem as fode. Rebarbadoras em punho para desafiar as palavras, para que elas possam deixar marca, ferir. Usamos a boca, o corpo e as mãos para dar forma à revolta. Somos três, mas poderíamos ser todas.
4 NOV | SÁB | 11h | ASSEMBLEIA DE RESISTÊNCIA E ACÇÃO
DA STOP DESPEJOS E HABITA
(todos os primeiros sábados de cada mês)
Tens problemas de habitação? Estás em risco de despejo? O teu senhorio não quer renovar o contrato? Foi-te negado o pedido de habitação social? Nao consegues pagar a renda? Precisaste de ocupar e não sabes os teus direitos? O teu senhorio recusa-se a fazer obras necessárias na casa? Tens outros problemas?
Não somos casos isolados. Vamos criar organização e estratégias colectivas. Se quiseres fazer parte da luta pela habitação, junta-te à assembleia!
A casa a quem a habita!
4 NOV | SÁB | 16h – 18h | MISE EN PLACE DA RESISTÊNCIA
oficina de cartazes | na OFICINA FRITTA: Av. Almirante Reis, 95, 1esq
PARA TODAS AS IDADES
Este sábado vamos estar na Oficina Fritta para um MISE EN PLACE DA RESISTÊNCIA, a.k.a. uma oficina de fazer posters resistentes para a campanha anti-despejo da Sirigaita. Vamos usar técnicas diferentes e experimentar o que nos apetecer entre serigrafia, colagens e pinturas – há muitos materiais à disposição.
Os resultados desta oficina serão depois leiloados na festa do quinto aniversário da Sirigaita, e o dinheiro angariado reverte para a nossa campanha anti-despejo. Traz uma boa frase e… roupa para sujar!
Morada: Av. Almirante Reis 95 – 1 esq.
Não é preciso inscreveres-te, mas se quiseres avisar que vens ou pedir mais informações, contacta directamente a @oficinafritta no Instagram.
Muita coisa! Clica no título acima ou aqui para saberes mais.
Apoia a campanha da Stop Despejos e da Habita!
Isto não é um crowdfunding. É um ato de solidariedade e resistência. É uma campanha pelo fim de todos os despejos sem alternativa habitacional e soluções dignas para quem foi despejado/a. Toda a info aqui e aqui e mais importante ainda, aqui.
Não conseguimos estar indiferentes à dupla violência que é, por um lado, ver a tentativa de limpeza étnica e o genocídio que estão a acontecer na Palestina, e por outro, o apagamento do que se passa pelos meios de comunicação social e pelos nossos governos. Não nos representam. Representemo-nos a nós próprixs, como o estão a fazer tantas gentes solidárias pelo planeta fora!
Queremos uma Palestina livre, livre de bombardeamentos assassinos, livre de tentativas de genocídio, livre de ocupação, livre de Apartheid, livre de colonialismo, livre de racismo. Por isso apelamos à participação nestas próximas manifestações de solidariedade aka próximas oportunidades para quebrar com a paz social:
👉 HOJE, quarta 1 Nov às 19h30, Assembleia da República: vigília “Há quem consiga dormir, nós não”. Org: Plataforma Unitária de Solidariedade com a Palestina (que a Sirigaita integra)
👉 SEXTA, 3 Nov às 18h, no relvado da Alameda: vigília “Bandeiras pela paz”.
Org: MPPM
👉 DOMINGO, 5 Nov às 15h, Largo Camões: protesto “Cessar-Fogo JÁ! Fim à ocupação!”. Org: Plataforma Unitária de Solidariedade com a Palestina
👉 Quarta 8 Nov às 19h30, no Rossio: vigília “Há quem consiga dormir, nós não”.
Org: Plataforma Unitária de Solidariedade com a Palestina
E se gostas de cozinhar: responde a este email, que precisamos muito!
Tentamos sempre ter um jantarinho nas noites em que abrimos o bar dxs sócixs para alimentar quem está de turno, xs músicxs, e quem vem chillar. Os pratos são vegetarianos, têm um preço unitário de 3€ e esse dinheiro reverte para quem cozinha, para compensar os custos e tempo extra. É uma bela ajuda, porque torna a soirée na Sirigaita mais confortável!
A Sirigaita é um espaço auto-gerido, militante e aberto para e por pessoas associadas. Promove manifestações culturais sem olhar ao lucro, alberga e possibilita a acção de diversos colectivos e grupos. Queres-te juntar à festa?
Escreve-nos: sirigaitalisboa@gmail.com