Estamos a assistir a um genocídio e os nossos governantes estão a branqueá-lo, colocando bandeiras de Israel nos lugares de poder ou insistindo no “direito de Israel se defender”, mesmo depois de Israel ter bombardeado um hospital cheio de refugiadxs. Temos (como sempre!) de transformar a rua no nosso lugar de poder.

Hoje, às 18h, no Martim Moniz, vamos estar num protesto convocado pelo MPPM. Tragam as vossas mensagens, pancartas, etc! E na sexta-feira há cá benefit por uma Palestina livre. Entretanto, as ruas vão-nos representando mais que as instituições, e aí, nada de novo.

E a Sirigaita está aqui para ti, com muito AMOR (também aí, nada de novo <3).

19 OUT | QUI | 19h – 23h | 3* contribuição músicxs | há jantar!
NOITE INSURGENTE | LANÇAMENTO ZINE #4: AMOR

Acabou-se o financiamento, mas não acaba o AMOR nem o TEKNO!

Vamos festejar todas e todos aquelxs que nos acompanharam, nos apoiaram e nos amaram incondicionalmente ao longo deste último ano.

A seguir à apresentação da nova zine das Manas, AMOR <3, vai haver música e performance com incríveis artistas que entre um festival de música eletrónica e outro aceitaram tocar e performar benefit para nós:

Viper & Seshat: Jamigraphy performance
Escrever em diálogo com a música. Vamos escrever a partir do ritmo. Quem disse que a escrita só vem da linguagem?
e
Silvia Wally live set

<3

20 OUT | SEX | 19h30 – 23h | entrada: donativo livre | há jantar!
BENEFIT PARA ACÇÕES POR UMA PALESTINA LIVRE

Estamos, como o momento exige, a juntar-nos a outrxs e a usarmos a voz que temos para exigir o fim do genocídio em Gaza, da ocupação da Palestina, do regime de apartheid, do projecto colonial que continua a anexar terras e a matar indiscriminadamente com o apoio incondicional dos “nossos” governos.

Esta sexta-feira na Sirigaita: uma noite benefit organizada com urgência para apoiar mais acções públicas por uma Palestina livre.

Com:
– jantar palestiniano
– sessão de materiais para levarmos no dia seguinte à manif Vida Justa e a outros protestos futuros (tecidos, cartões e tintas bem-vindas!)
– pista dançável com DJ Kiu (Afro-Brazilian, Cumbia, Dancehall, Baile Funk, Global House, Funk and Soul)
– cartazes serigrafados à venda para pores à janela em apoio à Palestina, aderindo a esta campanha:

21 OUT | SÁB | 15h | ROSSIO | MANIF VIDA JUSTA

“Somos a maioria. Temos dificuldade em ter casa, vivemos em habitações sem condições, hoje o aluguer de um quarto custa o que se pagava por uma casa há dez anos; trabalhamos com salários que nunca aumentam e não chegam para os 30 dias do mês; os nossos bairros têm falta de transportes públicos, os grandes investimentos são feitos para linhas circulares para turistas, é suposto nós não termos direito à cidade, fora da hora de trabalho; os preços dos bens essenciais estão cada vez mais caros, há muito que não tínhamos dinheiro para férias, hoje não temos dinheiro para o leite; os governos não nos respeitam, a polícia trata-nos como se não fossemos pessoas: cercam os nossos bairros e agridem os jovens.” (excerto do manifesto Vida Justa). Estamos juntos, estamos fortes!

22 OUT | DOM | 17h30 | COLECTIVO MARXISTA CONVIDA:
LIBERTAÇÃO DA PALESTINA – SESSÃO PÚBLICA

“O Estado de Israel é a maior organização terrorista do Médio Oriente: foi fundado por uma campanha de terror e limpeza étnica que dizimou centenas de aldeias, assassinou milhares e expulsou mais de 700 mil palestinianos para garantir uma “maioria demográfica” de população judaica nos territórios do que viria a ser Israel. Nos últimos 75 anos a expansão de colonatos não cessou: pelo contrário!

Todos os protestos pacíficos foram reprimidos, todas as tentativas de diálogo ou negociações foram armadilhas que serviram para perpetuar a ocupação colonial da Palestina. Apelar à ONU que sancionou a criação de Israel e nunca impediu a quotidiana violência sobre os palestinos é reforçar essa armadilha. A Palestina só será livre através da luta e resistência do seu povo, tal como sucedeu no Vietname ou na Guiné. Os seus únicos aliados são os trabalhadores e jovens que pelo mundo expressam solidariedade!

E a repressão usada contra a solidariedade com o povo palestiniano amanhã será usada contra os jovens em luta contra as alterações climáticas e depois contra os trabalhadores em luta contra a crise.

O esforço de guerra tem de ser parado. É necessário identificar, denunciar, protestar e parar até com greves políticas aqueles setores e empresas que em Portugal auxiliem a guerra de Israel!

Fim do bombardeamento e cerco a Gaza. Fim dos colonatos. Libertação dos presos políticos. Regresso dos refugiados. Autodeterminação para a Palestina.

Por uma Palestina livre dos capitalistas e dos colonialistas, como parte duma Federação Socialista do Médio Oriente que acabe com as divisões étnicas e religiosas que o Imperialismo promove!” via Colectivo Marxista

NÃO SE DESPEJA UM DESEJO!

Sabe mais sobre a nossa campanha anti-despejo em sirigaita.org.

(ah pois é, bebé!, habemus site!)

 

A Sirigaita é um espaço auto-gerido, militante e aberto para e por pessoas associadas. Promove manifestações culturais sem olhar ao lucro, alberga e possibilita a acção de diversos colectivos e grupos. Queres-te juntar à festa? Fazer um turno no bar dxs sócixs? Estamos sempre a precisar!

Escreve-nos: sirigaitalisboa@gmail.com