A nossa situação em relação ao arrendamento no 12F da Rua dos Anjos não mudou: o senhorio não quer renovar o contrato, que termina em Fevereiro próximo. Porque não temos alternativa, esta sexta-feira lançamos uma campanha anti-despejo e convidamos todas as pessoas associadas para uma conversa em que queremos explicar exactamente o que se passa e como pensamos resistir. Não temos tudo fechado – as vossas ideias são bem-vindas e há espaço para elas, venham! Também vai haver oficinas, jantar e dancefloor, tudo junto, assim, como a gente gosta.

Uma das formas de apoiar a Sirigaita a manter-se aberta, viva e vibrante é fazendo um turno de bar. Se calhar não parece, mas estamos sempre a precisar. Na Sirigaita ninguém é pagx, o que, por um lado, é fortíssimo, quando vemos tudo o que conseguimos fazer. Mas, por outro lado, todxs temos mil actividades e trabalhos e nem sempre o tempo todo que gostaríamos. Se te interessa experimentar, podes responder a este email, que nós encaminhamos-te! Normalmente os turnos são quintas e sextas entre as 19h e as 00h, e quem está de turno janta e bebe por conta da casa, of cross, e depois varre e lava o chão. E fica tudo a cheirar a apoio mútuo!

Bota sal grosso nisso!

12 OUT | QUINTA-FEIRA | 19h30 – 23h | 3* contribuição músicxs
—> Não há janta, mas podes trazer o teu taparuére da Cantina da Disgraça ou o teu kebab ali do lado, ca gente na s’ofende

SAL GROSSO
Sem sentido de direção traçado, cedendo apenas à entropia e à evolução natural das coisas, Sal Grosso é um braço de ferro entre o espaço, a repetição, o tempo e as emoções por descobrir e rotular. Descomprometido, hipnótico e até alucinogénico, existe na máxima da exploração dos sentidos.

Ouve lá:

AIRES
Figura meio omnipresente no circuito musical lisboeta, Aires soma e segue num percurso merecedor de atenção. Além de músico, é um agitador de águas, tendo co-fundado o Colectivo Casa Amarela, entidade editorial com um espólio francamente prometedor de visão. Também faz parte dos projectos Fashion Eternal, Peak Bleak, Scolari e Hot Dancerzzz. Esta constância de energia em fluxo materializa-se agora num novo álbum, mais uma peça chave para melhor entender as buscas sonoras de Bruno Pereira enquanto Aires. Apresenta-se aqui para um dj-set raro, entre o ambient e o trance.

Ouve aqui: https://aires.bandcamp.com/

LANÇAMENTO DA CAMPANHA ANTI-DESPEJO DA SIRIGAITA
APRESENTAÇÃO DA CAMPANHA + JANTAR + DJ SET
13 OUT | SEX | 19H – 23H

PROGRAMÍSSIMA

1𝟗h – abertura
𝟏9𝐡3𝟎 – lançamento da campanha anti-despejo da Sirigaita 𝘕𝘢̃𝘰 𝘴𝘦 𝘥𝘦𝘴𝘱𝘦𝘫𝘢 𝘶𝘮 𝘥𝘦𝘴𝘦𝘫𝘰. Apresentação da situação e conversa com sócixs.
𝟐1𝐡 – sala 1: jantar e DJ set de 𝘈 𝘮𝑖𝘯ℎ𝘢 𝘷𝑖𝘥𝑎 𝑑𝘢𝑣𝘢 𝘶𝑚𝘢 𝘣𝑎𝘯𝑑𝘢 𝘴𝑜𝘯𝑜𝘳𝑎
𝟐1𝐡 – sala 2: oficina de cartazes e autocolantes
2𝟑h – fecho

A Sirigaita, a nossa casa possível onde tantas vezes já não cabemos, o nosso desejo em bruto, para nós e para a cidade, enfrenta um despejo no início de 2024. Não pensem que nos vamos render e desaparecer. Queremos falar com todas as pessoas associadas para explicar tim-tim-por-tim-tim qual é a situação, juntar forças e montar uma luta, para não perdermos o lugar de que, sem dúvida, tanto precisamos. Venham para fazerem parte da resistência já desde o início, para se envolverem, para apoiar a Sirigaita. Vai haver cartazes serigrafados à venda para ajudar com os custos que se avizinham, máquina de autocolantes para espalharmos como se fossem gripe, espaço para a tua criatividade e as tuas ideias. E jantar e DJ set, porque na Sirigaita, a luta é feita com raiva e com prazer, tudo misturado.

TERTÚLIA MARXISTA – CICLO LENIN
15 OUT | DOMINGO | 17H30

Estão de volta as tertúlias do Colectivo Marxista de Lisboa, abertas a todas as pessoas interessadas. A primeira é já este domingo!

O tempo não é de vacilar, é de gritar bem alto: fim à ocupação e ao Apartheid, fim ao sistema colonial israelita, fim ao genocídio JÁ. É esta a violência que origina todo o sofrimento à sua volta.

A comunidade internacional só tem falhado ao povo palestiniano, mas isso pode mudar, não com a iniciativa dos governos, de quem não se espera já espinha dorsal nenhuma para nada, mas com a força popular, única esperança de um mundo melhor. Que não sobrem dúvidas: o sistema colonial mais modernizado e sofisticado do mundo não sobrevive isolado. Todxs temos um papel a desempenhar na História da Humanidade e esse papel só é o de espectadorxs se o escolhermos.

A Sirigaita é um ELA – um Espaço Livre de Apartheid Israelita – desde 2019. É uma forma de dizer que aderimos ao BDS (Boicote, Desinvestimento e Sanções), proposto pela sociedade civil palestiniana há quase 20 anos como estratégia para isolar Israel e seu projecto colonial, inspiradxs pelo movimento internacional que ajudou a derrubar o Apartheid na África do Sul. Ajudemos agora a isolar a ocupação israelita, a dizer bem alto que ela não tem lugar no mundo que desejamos. De todas as formas que estiverem ao nosso alcance, sem vacilar.

QUINTA | 19 OUT | NOITE INSURGENTES COM DJ VIPER
SEXTA | 20 OUT | CONCERTO: NOMADIKANTI
SÁBADO | 21 OUT | MANIFESTAÇÃO VIDA JUSTA
QUINTA | 26 OUT | CONCERTO PETER WOOD

A Sirigaita é um espaço auto-gerido, militante e aberto para e por pessoas associadas. Promove manifestações culturais sem olhar ao lucro, alberga e possibilita a acção de diversos colectivos e grupos. Queres-te juntar à festa? Fazer um turno no bar dxs sócixs? Estamos sempre a precisar!

Escreve-nos: sirigaitalisboa@gmail.com