Sábado, dia 30 de Setembro, saímos à rua num momento de força e de união com todas as pessoas que estão a sentir na pele a crise da habitação e a crise climática. Aderimos à manifestação CASA PARA VIVER, PLANETA PARA HABITAR, e acrescentamos um ponto ao conto: teremos o bloco COLECTIVIDADES EM LUTA, porque, contra poderosíssimos interesses financeiros e políticos sem vergonha de vender as nossas cidades, os nossos espaços colectivos estão a fechar, ou a travar uma luta constante pela sua sobrevivência. E muitos mais haveria a abrir!

BLOCO COLECTIVIDADES EM LUTA
SÁB | 30 SET | 14H45 | ALAMEDA
(Alameda Dom Afonso Henriques, junto ao nº 31, no relvado)

Nas nossas associações, cooperativas, colectividades e espaços sociais sem fins lucrativos cabem o convívio, a recreação, o encontro, o debate, o desporto, a cultura, a conspiração, o apoio mútuo, a cooperação, a comunidade, a iniciativa popular, a organização colectiva. Tudo isto é posto em risco com as crescentes ameaças de despejo que enfrentamos, as pressões da especulação imobiliária e dos interesses financeiros. Muitos dos nossos espaços já fecharam portas; outros tantos vivem com a corda ao pescoço (e somos cada vez mais). Outros colectivos gostariam de ter espaço próprio, e não conseguem.

Acreditamos que são as colectividades, enquanto espaços não-comerciais, que nos permitem respirar um pouco mais livremente nesta cidade. E se nos juntarmos somos mais fortes!

Somos vários, e somos diferentes, mas unimo-nos numa só luta: que os nossos espaços tenham lugar nas nossas cidades.

Junta-te ao bloco das colectividades!

// Às 14h45 e até à marcha começar a andar, vamos aproveitar o tempo na Alameda para um encontro informal com os colectivos presentes: perceber que locais estão em risco de despejo, quais são as estratégias de resistência possíveis, como colaborar no futuro próximo. Vem!

// E se pertenceres a alguma outra colectividade, traz a vossa faixa/ bandeira/ estandarte que a identifique! Se não, vem com a Siri!

CONTRA A CIDADE OCA, OS COLECTIVOS FICAM!

SESSÕES DE MATERIAIS PARA A MANIF DE DIA 30
QUI E SEX | 28 e 29 SET | 19H30 – 23H
| HÁ COMES E BEBES

Esta quinta e sexta-feira abrimos o bar e a sala de estar do povo que é a Sirigaita, como de costume, mas dedicamos as duas noites à preparação de materiais para a manif de sábado. Traz cartão e tecidos, e se tiveres tintas ou fita gaffa, dá sempre jeito!

Se não dás para pinturas, podes vir só petiscar, sugerir frases e bater papo também.

Aliás, frases boas para slogans escritos e gritados, podes sempre mandar, génia!
Aqui: sirigaitalisboa@gmail.com

O VERDADEIRO ESTADO EM QUE ESTAMOS E O QUE FAZER AGORA – APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO CLIMÁXIMO
TER | 3 OUT | 19H

O Climáximo, que hoje, no dia mundial do turismo, interrompeu o World Aviation Festival para justamente apontar o dedo e dizer “it’s your time to pay!”, enquanto gloriosamente cobria a entrada para o evento de tinta vermelha-sangue, vem à Sirigaita falar contigo na próxima semana.

Fazemos o salto cognitivo e dizemos a verdade a nós próprias. Reconhecemos o estado em que estamos. E agora?
Inscreve-te já nas apresentações públicas no formulário em climaximo.pt ou aqui!
Nós temos um plano. Com coragem vamos fazer história.

LANÇAMENTO DA CAMPANHA ANTI-DESPEJO DA SIRIGAITA

13 DE OUTUBRO | SEX | 19H – 23H

A Sirigaita, a nossa casa possível onde tantas vezes já não cabemos, enfrenta um despejo no início de 2024. Não pensem que nos vamos render e desaparecer. Queremos falar com todas as pessoas associadas para juntar forças e montar uma luta, para não perdermos o lugar de que, sem dúvida, tanto precisamos.

A Habita volta às suas assembleias de resistência já na próxima segunda-feira, dia 2 de Outubro, às 17h! Aparece! Se quiseres saber mais sobre a Habita, podes começar por aqui.

A Stop Despejos tem assembleias semanais às segundas-feiras – é vir!

A Biblioteca das Insurgentes tem portas abertas todas as terças na Sirigaita: 16h – 19h. Consulta o catálogo completo e o modo de funcionamento no seu novo site.

O Círculo de Apoio Mútuo entre Migrantes da RAM (Rede de Apoio Mútuo) encontra-se quartas das 17h às 19h. Um ambiente informal onde a pessoa migrante pode chegar e encontrar acolhimento e conhecer outras pessoas na mesma situação, e trocar informações sobre como ter acesso a direitos, documentos, apoio e outras coisas. Espalha a palavra!

A Bela Rama faz entregas semanais de produtos biológicos que sabem a apoio mútuo, todas as 4ªfeiras às 19h na Siri.

Se se quiserem juntar ao coletivo é mandarem mail para: abelarama@gmail.com

As Manas reúnem-se às quintas-feiras, enquanto decorre também o Gabinete de Porta Aberta, direccionado a mulheres e pessoas não binárias que experienciam múltiplas vulnerabilidades.

E o Colectivo Marxista já voltou às suas assembleias semanais, que em cada semana abordam um tema da actualidade política. Brevemente recomeçam as suas tertúlias:

A Sirigaita é um espaço auto-gerido, militante e aberto para e por pessoas associadas. Promove manifestações culturais sem olhar ao lucro, alberga e possibilita a acção de diversos colectivos e grupos. Queres-te juntar à festa? Fazer um turno no bar dxs sócixs? Estamos sempre a precisar!

Escreve-nos: sirigaitalisboa@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *