Na Sirigaita continuamos com a nossa missão de cozinhar programas anti-crise para as quintas e sextas-feiras dxs nossxs sócixs, e encontros diários de apoio mútuo e solidariedade activa. E de envolver toda a gente que queira ser parte activa disto tudo.

Desculpem lá o excesso de baba no cantinho da boca, mas esta conjunção de coisas que aqui é possível enche-nos o bojo.

Podem lá despejar isto!

ENCONTRO CSOA FORTE PRENESTINO (ROMA, ITÁLIA) + STOP DESPEJOS
QUI 21 SET | 19H – 23h | há jantar: 3€ prato veg (benefit Stop Despejos)

O CSOA Forte Prenestino (Roma, Itália) é um dos maiores centros sociais ocupados do mundo. No bairro Centocelle, ocupam 13 hectares numa das 15 fortalezas construídas em Roma no final do século IX . Com 37 anos de história e resistência política, o Forte iniciou a sua actividade a 1 de Maio de 1986.

Na próxima quinta-feira, dia 21 de Setembro, algumxs companheirxs do Forte vêm à Sirigaita a convite da Stop Despejos para uma conversa e troca de experiências. Segue-se um jantar cujas receitas revertem para a Stop Despejos e música dos DJ Richad VS. DJ James até às 23h.

AI NHA MÃE | DJ SET
SEX 22 SET | 19H30 – 23H00 | entrada: donativo livre para os djs
Há jantar | 3€/ prato veg

Ai Nha Mãe produções! Um grupo de djs formado por Tigas Migas (@__tiagsmm) e Puto Leo (@leo__mrtns) que iniciou baseado no afro-house e que se formou com o afro-techno e techno.

O mix de ambos agora junta vários géneros como o hip-hop, drum and bass, afro-house e techno, que gera um ambiente progressivo, melódico e energético ao longo do set.

MANIFESTAÇÃO DE SOLIDARIEDADE COM MAMADOU BA
QUA 20 SET | 11H | edifício B, juízo 2, Campus da Justiça, Parque das Nações

Sessão de alegações finais do processo de difamação que o neonazi e racista Mário Machado moveu contra Mamadou Ba, alegando defesa da honra. O Ministério Público e o juiz Carlos Alexandre (testemunha abonatória do agente da PSP Carlos Canha, que agrediu selvaticamente Cláudia Simões, em Janeiro de 2020) vergonhosamente pronunciaram Mamadou Ba por difamação, por este ter nas redes sociais escrito que Mário Machado é uma “das figuras principais do assassinato de Alcindo Monteiro”.

Contribuições financeiras para ajudar a pagar as despesas deste processo:
IBAN: PT50 0035 0201 0003 2744 2009 7

SENTA-TE AQUI
SEX 22 SET | 18H | PRAÇA PAIVA COUCEIRO

Em 2020, a JF da Penha de França retirou os bancos e cadeiras públicas da Paiva Couceiro, com a desculpa da pandemia. Em Setembro de 2023, esses lugares fazem falta. Ou será que só se consumirmos temos direito a sentar?

Há dias, um grupo de moradorxs colocou 32 cadeiras na praça, uma para cada uma das cadeiras desaparecidas e… sentou-se. A resposta da JF? Chamar a polícia e remover todas as cadeiras. Como ainda fazem falta, esta sexta-feira à tarde levamos novas cadeiras e vamo-nos sentar na Paiva Couceiro.

Porque o espaço público é um espaço de estar, de fazer, de conviver, não é só um espaço de passagem entre dois espaços de consumo ou um espaço à espera de ser privatizado.

FEIRA ANARQUISTA DO LIVRO DE LISBOA
SÁB 23 E DOM 24 SET | 11H – 23H | CENTRO SOCIAL DO BAIRRO ALTO (R. DA ROSA, 285)

Destacamos:
Sábado às 16h: Entre livros e poesias: narrativas como política. Apresentação do projecto Intendente Insurgente em conversa com as Manas e as Insurgentes

Sábado às 17h: CSOA Forte Prenestino, 37 de ocupação e autogestão no Leste de Roma. Conversa com membros do CSOA Forte Prenestino

Domingo às 11h30: Por um novo Ateneu Libertário para a região de Lisboa: Apresentação de um novo projecto conjunto entre o CCL, A Batalha e a BOESG

Domingo às 17h00: Apresentação do livro Puta Feminista: Histórias de Uma Trabalhadora Sexual (Orfeu Negro), de Georgina Orellano, por Sérgio Vitorino (Movimento Trabalhadorxs do Sexo), Isabel Engrácio e Mariana Sampaio (Manas Insurgentes), com a moderação de Joana Canêdo

Domingo às 21h: Exibição do documentário Monumento Catástrofe e apresentação do livro A Volta ao Mundo em 80 Catástrofes, pelo colectivo Left Hand Rotation

Programa completo aqui.

30 de Setembro — MANIFESTAÇÃO #casaparaviver #planetaparahabitar

VEM COM A SIRIGAITA À MANIF! CONTRA A CIDADE OCA, OS NOSSOS ESPAÇOS COLECTIVOS FICAM!

(PONTO DE ENCONTRO A ANUNCIAR)

A Biblioteca das Insurgentes tem portas abertas todas as terças na Sirigaita: 16h – 19h. Consulta o catálogo completo e o modo de funcionamento no seu novo site.

A Bela Rama voltou às suas entregas semanais de produtos biológicos que sabem a apoio mútuo, todas as 4ªfeiras às 19h na Siri.

Se se quiserem juntar ao coletivo é mandarem mail para: abelarama@gmail.com

A Habita já voltou a reunir e é boa altura para te juntares ao colectivo, mas as assembleias de resistência só regressam dia 4 de Outubro.

As Manas nunca pararam de reunir às quintas-feiras, dia em que há também Gabinete de Porta Aberta, direccionado a mulheres e pessoas não binárias que experienciam múltiplas vulnerabilidades.

O Círculo de Apoio Mútuo entre Migrantes da RAM (Rede de Apoio Mútuo) encontra-se quartas das 17h às 19h. Um ambiente informal onde a pessoa migrante pode chegar e encontrar acolhimento e conhecer outras pessoas na mesma situação, e trocar informações sobre como ter acesso a direitos, documentos, apoio e outras coisas. Espalha a palavra!

A Stop Despejos voltou em força à conspiração e convida-te a juntares-te às suas assembleias semanais.

 

E o Colectivo Marxista já voltou às suas assembleias semanais, que em cada semana abordam um tema da actualidade política.

A Sirigaita é um espaço auto-gerido, militante e aberto para e por pessoas associadas. Promove manifestações culturais sem olhar ao lucro, alberga e possibilita a acção de diversos colectivos e grupos. Queres-te juntar à festa? Fazer um turno no bar dxs sócixs? Estamos sempre a precisar!

Escreve-nos: sirigaitalisboa@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *