Hoje, para começo de conversa, temos um trio de sites candidatos a estrelinha.
Primeiro, reparámos que o Centro de Média Independente (Indymedia) voltou em força. No seu texto de (re-)lançamento, avaliam que «a “blogosfera” em Portugal caiu nas mãos do instagram» e que «os movimentos ecologistas, especialmente os de base, estão quase todos presos no facebook». A carapuça serviu-nos, mas, apesar de não estarmos a prever deixar as plataformas que agregam o povo todo, na verdade estamos a trabalhar para criar o nosso próprio site em breve (que chiqueza)! :O
Claro que a excepção a essa regra é o Climáximo, que até já tinha site, mas que lançou há dias um novo, cheio de questões actuais e informação para fazer pensar e para fazer agir: https://www.climaximo.pt/.
E o projecto Intendente Insurgente, que junta as Manas à Livraria e Biblioteca das Insurgentes, ao GAT e à Sirigaita, também acaba de lançar o seu: https://intendenteinsurgen.wixsite.com/intendenteinsurgente – com vídeos sobre as Manas, catálogo da biblioteca e em breve loja online.
Agora que pensamos nisso, muitos dos colectivos Sirigaita têm site próprio, ó: Stop Despejos, Colectivo Marxista, Habita, Bela Rama…
Bota estrela nisso tudo e vem à Siri amanhã e depois!


MÁRIO TRONTI – ANTAGONISMO, POLÍTICA, DESTITUIÇÃO
QUI 14 SET | 19H30
Mario Tronti (1931-2023) não foi um filósofo mas sim, nas suas palavras, um político que pensava. Autor de Operários e Capital (1966), o livro que iria sustentar uma década de intensas lutas sociais em Itália e estabelecer os princípios fundamentais do Operaísmo e do “marxismo autónomo”, Tronti é também o pensador que teoriza a “autonomia do político”, defendendo após as derrotas de 68 um regresso ao parlamento e às instituições. Esta dimensão aparentemente contraditória torna-se ainda mais complexa quando afirma, em 2005, que a política terminou e que agora nos sobra a tarefa de pensar um poder destituinte, ou seja, um poder que actue contra o sistema para lá do sistema.
Aproveitando o seu recente falecimento para discutir este complexo e rico legado estarão na Sirigaita Franco Tomassoni, Ricardo Noronha, Irene Viparelli, Luhuna Carvalho e João Santos.
// há jantar veg: 3€/ prato


BENEFIT CASA PARA VIVER, PLANETA PARA HABITAR
SEX 15 SET | 19H00 – 23H00 | entrada: donativo livre para ajudar à organização da manif
Programa:
19h — Casa para Viver / Planeta para Habitar: porque é que as lutas por Habitação e Justiça Climática saem à rua juntas no dia 30 de Setembro (conversa com coletivos por habitação e justiça climática);
21h — DJ Borga + Jantar
O próximo dia 30 de Setembro será marcante! Porquê? Os movimentos por habitação e justiça climática decidiram sair juntos à rua, numa manifestação por uma Casa para Viver e um Planeta para Habitar. Sabemos que a raiz das crises habitacional e climática é a mesma: o sistema capitalista que coloca o lucro acima da vida; que nos expulsa das nossas casas, bairros e cidades; que transforma todas as necessidades humanas em mercadorias, acessíveis apenas a quem pode pagar; que não põe limites à destruição a que está disposto para continuar a perpetuar-se e enriquecer uns poucos à custa das vidas de todos.
Esta sexta-feira, vem conversar com alguns dos colectivos por habitação e justiça climática que estão a organizar a manifestação, e conhecer os pontos fundamentais em que estas lutas se cruzam — desde a pobreza energética a questões como a energia, o turismo, a construção e os transportes — e como podemos travar, em conjunto, esta batalha pelas nossas vidas, pela nossa dignidade e pelos nossos espaços, com mais força, solidariedade e combatividade! Janta connosco e fica para bailar ao som do DJ Borga (e, claro, para conspirar planos a caminho de dia 30 de Setembro).

30 de Setembro — MANIFESTAÇÃO #casaparaviver em vários pontos do país:
-
15h — Alameda, em Lisboa;
-
15h — Batalha, no Porto;
-
15h — Coreto da Av, em Braga;
-
15h — Largo Jaime Magalhães, em Aveiro;
-
15h — Praça 8 de Maio, em Coimbra.
-
15h — Toural, em Guimarães.


SEX 21 SET | 19H00 – 23H00
ENCONTRO CSOA FORTE PRENESTINO (ROMA, ITÁLIA) + STOP DESPEJOS
O CSOA Forte Prenestino é um dos maiores centros sociais ocupados do mundo (13 hectares numa das 15 fortalezas construídas em Roma no final do século IX) situado no bairro Centocelle. Com 37 anos de história e resistência política, iniciou a sua actividade no primeiro de maio de 1986.


A Biblioteca das Insurgentes tem portas abertas todas as terças na Sirigaita: 16h – 19h. Consulta o catálogo completo e o modo de funcionamento no seu novo site.


A Bela Rama voltou às suas entregas semanais de produtos biológicos que sabem a apoio mútuo, todas as 4ªfeiras às 19h na Siri.
Se se quiserem juntar ao coletivo é mandarem mail para: abelarama@gmail.com


A Habita já voltou a reunir e é boa altura para te juntares ao colectivo, mas as assembleias de resistência só regressam dia 4 de Outubro.


As Manas nunca pararam de reunir às quintas-feiras, dia em que há também Gabinete de Porta Aberta, direccionado a mulheres e pessoas não binárias que experienciam múltiplas vulnerabilidades (mais info no quadro abaixo)


O Círculo de Apoio Mútuo entre Migrantes da RAM (Rede de Apoio Mútuo) encontra-se quartas das 17h às 19h. Um ambiente informal onde a pessoa migrante pode chegar e encontrar acolhimento e conhecer outras pessoas na mesma situação, e trocar informações sobre como ter acesso a direitos, documentos, apoio e outras coisas. Espalha a palavra!

A Stop Despejos voltou em força à conspiração e convida-te a juntares-te às suas assembleias semanais.



E o Colectivo Marxista já voltou às suas assembleias semanais, que em cada semana abordam um tema da actualidade política.






A Sirigaita é um espaço auto-gerido, militante e aberto para e por pessoas associadas. Promove manifestações culturais sem olhar ao lucro, alberga e possibilita a acção de diversos colectivos e grupos. Queres-te juntar à festa? Fazer um turno no bar dxs sócixs? Estamos sempre a precisar!
Escreve-nos: sirigaitalisboa@gmail.com

