O núcleo duro da Sirigaita voltou ao trabalho não alienado que é cuidar do nosso espaço comum (do nosso baldio urbano?), e na semana passada organizou uma grande sessão de limpeza e arrumação. Foi divertido (para nós, para as baratas, menos).

Ontem tivemos a primeira assembleia de Setembro, em que, para além de discutir temas imponentes (sei lá, como evitar ficarmos sem casa quando o contrato terminar, em Fevereiro próximo), comemos 50 ovos e 500 ervilhas (margem de erro ±10). Somos assim tantas (ou temos assim tanta fome)!

As assembleias, por mais nem sempre sejam um exemplo perfeito de contenção e organização, são um mimo, porque nos vemos a… ter vontade de fazer isto!

E agora para notícias importantes, que já tá quase tudo de volta à cidade suja e portanto a precisar de carinhos de espaços fofinhos.

FESTA DE REABERTURA
SEX 8 SET | 19H – 23H


Pois bem, podes vir cá contar-nos das tuas trips de Verano e perguntar-nos sobre as nossas, que abrimos portas já esta sexta-feira e começamos logo a conspirar!


Com DJ sets de:
𝗧𝐡𝒆 𝐼𝗻𝗰𝓸𝐦𝗽𝐥𝘦𝐭𝕖 𝑪𝚘𝑚𝖒𝘪𝖙𝚝𝔢𝚎
𝕲🅐b𝐫𝗶🅴𝐥𝘢 𝒮𝖔𝓾𝓃𝒅ⓢ🆈𝖘𝓉𝒆𝑚

há jantar!

Não se cobra nada à entrada, mas podes pôr a quota de sócix em dia, se ainda não trataste disso este ano 😉

MÁRIO TRONTI – ANTAGONISMO, POLÍTICA, DESTITUIÇÃO
QUI 14 SET | 19H30

Mario Tronti (1931-2023) não foi um filósofo mas sim, nas suas palavras, um político que pensava. Autor de Operários e Capital (1966), o livro que iria sustentar uma década de intensas lutas sociais em Itália e estabelecer os princípios fundamentais do Operaísmo e do “marxismo autónomo”,  Tronti é também o pensador que teoriza a “autonomia do político”, defendendo após as derrotas de 68 um regresso ao parlamento e às instituições. Esta dimensão aparentemente contraditória torna-se ainda mais complexa quando afirma, em 2005, que a política terminou e que agora nos sobra a tarefa de pensar um poder destituinte, ou seja, um poder que actue contra o sistema para lá do sistema. 

Aproveitando o seu recente falecimento para discutir este complexo e rico legado estarão na Sirigaita Franco Tomassoni, Ricardo Noronha, Irene Viparelli, Luhuna Carvalho e João Santos.

MANIFESTAÇÃO CASA PARA VIVER – PLANETA PARA HABITAR

30 SET | 15H | ALAMEDA

A Bela Rama voltou às suas entregas semanais de produtos biológicos que sabem a apoio mútuo, todas as 4ªfeiras às 19h na Siri.

Se se quiserem juntar ao coletivo é mandarem mail para: abelarama@gmail.com

A Habita já voltou a reunir e é boa altura para te juntares ao colectivo, mas as assembleias de resistência só regressam dia 4 de Outubro.

As Manas nunca pararam, mas avisam que amanhã, quinta-feira dia 7 de Setembro, excepcionalmente, não têm reunião nem Gabinete de Porta Aberta. Mas é mesmo só amanhã!

[na foto estão a apresentar a sua peça “Ela amou para caralho” no Intendente em Festa 2023]

O Círculo de Apoio Mútuo entre Migrantes da RAM (Rede de Apoio Mútuo) já voltou aos encontros semanais na Sirigaita. Quartas das 17h às 19h, um ambiente informal onde a pessoa migrante pode chegar e encontrar acolhimento e conhecer outras pessoas na mesma situação, e trocar informações sobre como ter acesso a direitos, documentos, apoio e outras coisas. Espalha a palavra!

A Stop Despejos voltou em força à conspiração e convida-te a juntares-te às suas assembleias semanais.

A Biblioteca das Insurgentes tá aí a espalhar as melhores novas a todo o gás! Terças 16h – 19h a Biblioteca está aberta para leituras e requisições.

E o Colectivo Marxista volta este domingo também às suas assembleias semanais, que em cada semana abordam um tema da actualidade política.

A Sirigaita é um espaço auto-gerido, militante e aberto para e por pessoas associadas. Promove manifestações culturais sem olhar ao lucro, alberga e possibilita a acção de diversos colectivos e grupos. Queres-te juntar à festa? Fazer um turno no bar dxs sócixs? Estamos sempre a precisar!

Escreve-nos: sirigaitalisboa@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *